sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pausa para um momento de RABUJICE

Só o fato de ter que dar esta pausa no meu "Especial Oscar 2009" já me deixa rebugentíssima...

Mas eu preciso falar, e pra não sair por aí falando e ferindo sentimentos, vou falar aqui, sem endereço, sem destinatário, pra ninguém (antes que apareçam pessoas magoadíssimas com a minha insensibilidade), vou apenas falar, falar e falar.

Estou de saco cheio, estou cansada, estou estressada, estou correndo como louca (como sempre), estou trabalhando muito, muito mesmo, e não tenho tempo pra fazer quase mais nada que não seja trabalhar, correr, trabalhar, correr, trabalhar, correr.

Quando eu não estou fazendo nem uma coisa nem outra (momento raríssimo que nem sei mais se existe), eu faço as poucas coisas nessa vida que me dão prazer, como dormir, ficar com minha família sem fazer nada, ver filmes, escrever, ler, etc. E entre coisas que me dão prazer NÃO está incluído BATER PAPO AO TELEFONE, porque eu ODEIO MAIS QUE TUDO NO UNIVERSO FALAR AO TELEFONE.

Tenho que suportar essa tortura zilhões de vezes por dia com meus clientes chatérrimos que me ligam de 5 em 5 minutos pra peguntar idiotices, mas suporto e ainda faço voz de quem tá gostando porque, né? É meu ganha pão, e o maldito cliente tem que ter sempre razão, senão não paga meus honorários no final.

Atendo absolutamente todos os meus clientes, às vezes administro 2 ligações ao mesmo tempo, às vezes participo de malditas conference calls com 3, 4 ou 5 pessoas falando e reclamando ao mesmo tempo (quem inventou isso? filhodaputa!), e assim vou sendo torturada pela necessidade do dinheiro, porque, afinal, quem mandou eu querer ser advogada nessa vida, né não? Tome! Bem feito pra mim! Me lasquei!

Eu podia estar por aí, vendendo roupas em lojas, fabricando peças de automóveis, construindo casas ou desenvolvendo sistemas de computadores em salas fechadas sem ser incomodada, eu podia tá robându, eu podia tá matându, mas se eu escolhi ser Advogada tenho que ter saco pra aguentar gente chata me passando problema atrás de problema. E isso, acreditem em mim, não é legal! Não é NADA legal.

O Telefone é um dos meus instrumentos de trabalho e é por isso que eu o odeio tanto. Porque a essência do meu trabalho me torna totalmente dependente de telefone, e não há a menor graça nisso. E odeio mais ainda o Celular, que tornou as pessoas obcecadas pelo imediatismo.

Antigamente a pessoa te ligava no telefone fixo e se você não estava, NÃO ESTAVA. Ela TINHA que esperar você voltar de qualquer jeito, e por mais urgente que fosse o assunto essa era a única opção que ela tinha. E o Mundo nem acabou por causa disso, nenhuma empresa foi à falência, não instaurou-se a 3ª Guerra Mundial nem ninguém morreu, pelo contrário: Todo mundo vivia perfeitamente em ordem, sabendo que às vezes era preciso saber esperar. Simples assim.

Mas aí inventaram o telefone celular, e a situação virou isso que existe agora: A pessoa liga no seu celular e você não atende - porque não pode, porque está em outra ligação, porque está no trânsito, porque está com dor de barriga no banheiro, porque está no meio de um exame ginecológico, porque está comendo, porque está trepando, porque está trabalhando, porque está falando com outra pessoa, porque está no meio de um raciocínio que demorou horas pra desenvolver e concluindo um trabalho importante, ou simplesmente porque não quer. E você vai lá e dá o recado (pra bom entendedor) não atendendo a ligação, como quem diz: "Agora não posso, tenta mais tarde".

Mas o que as pessoas fazem? Elas ligam de novo. E de novo. E de novo. E de novo. E de novo. E de novo.

E de novo.

E de novo.

Simplesmente porque na cabeça doente delas se você tem um celular significa que você tem que atendê-lo sempre, imediatamente, esteja onde estiver, fazendo o que for. QUEM DISSE que tem que ser assim, heim?

Não é um inferno? Fala pra mim se isso é vida, fala! Certeza que o telefone celular é obra do CAPETA, mas é certeza! Por causa dele muita gente tem enlouquecido e cometido barbaridades que podem levá-las diretamente para os quintos dos Infernos, e eu estou prestes a entrar neste grupo.

Não aguento mais, estou à beira de um ataque de nervos, e acabei de destruir um aparelho porque, né? Depois de 16 chamadas perdidas do mesmo número, era isso ou assassinato, então matei o aparelho - já que isso ainda não é crime, e pronto. Livrei-me da cadeia, porque eu só gostaria de ir pra cadeia se soubesse que lá não existe esse insrumento do Cão chamado telefone celular. Mas o troço é tão demoníaco que, né? Até nas cadeias de segurança máxima, meu povo! Até nas cadeias!

ODEIO CELULAR. ODEIO. ODEIO. ODEIO.

Atendo todos os clientes, como eu já disse, porque PRECISO, e só por isso. E não atendo nada mais, MUITO MENOS se for de dia, durante meu expediente. Não há espaço no meu dia de trabalho para bater papo ao telefone, desculpe. Porque meu dia é de trabalho e eu trabalho, e não há espaço pra outras coisas que me tirem o foco das zilhões de coisas que tenho pra fazer sozinha. Será que está claro? Preciso desenhar?

Povo acha que porque eu trabalho em casa fico o dia todo de pernas pro ar assistindo Sônia Abraão. Povo acha que porque eu trabalho em casa estou sempre disponível, sem nada pra fazer. Dá um ódio isso! Povo só vê as pinga que nóis toma mas nem vê os tombo que nóis leva. É um caráleo!

Eu não tenho um chefe que vai depositar meu salário no fim do mês mesmo que eu não tenha sido uma boa funcionária. Eu não tenho a Previdência Social pra me pagar se eu ficar doente. Eu não tenho pai rico, nem marido rico, nem merda nenhuma. Eu tenho minha profissão e tenho que fazer dinheiro dela um dia após o outro, porque se eu ficar 1 dia batendo papo no telefone e não trabalhar, então eu vou ficar 1 dia sem ganhar dinheiro, e meus credores nem querem saber disso, certo? Todo mundo tem contas pra pagar, não tem? Pois então!

Isso significa que sou uma doente louca sem amigos que não fala com ninguém? Quase, mas não é exatamente isso. Eu simplesmente AMO as pessoas, AMO meus amigos e AMO bater papo com meus amigos, sobre coisas úteis ou inúteis, a qualquer hora do dia ou da noite, eu REALMENTE adoro bater um bom papo, mas NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA gosto de fazer isso POR TELEFONE.

NÃO! NÃO! NÃO!

Eu corro igual uma louca no meu HORÁRIO DE EXPEDIENTE justamente pra que fora dele eu possa encontrar os amigos e fazer coisas com eles, desde sair pra tomar um chopp até trocar recadinhos bestas nos Orkuts e Blogs da vida.

Daí outro dia alguém me falou: "Ah, mas você posta no Blog durante o dia que eu já vi!", com se isso significasse que antes de postar no Blog eu devesse obrigatoriamente escolher outras coisas - como falar ao telefone.

E não, obrigada, mas eu não tenho que escolher nada que eu não esteja a fim de fazer. É muito raro eu ter momentos vagos durante o expediente - até porque, vocês sabem, além de adEvogada eu tenho a casa-sem-empregada, o marido, o filho, o lavar/passar/cozinhar, e tudo mais. É muitíssimo raro, mas quando tenho uma folguinha, pode ter certeza que tudo que eu MENOS quero é falar ao telefone, até porque eu faço isso o tempo todo quando estou trabalhando, lembram? Então... se eu tiver folgas durante o dia, ou até mesmo um dia inteiro mais calmo, eu vou fazer qualquer coisa menos falar ao telefone. Eu vou até a casa ou o trabalho do amigo ou da amiga pessoalmente pra bater papo, se for o caso, mas não vou ligar pra fazer isso, MAS NÃO VOU MESMO!

Passei a vida inteira sendo aquela pessoa legal que renuncia à sua própria vontade pelos outros - parentes, amigos, conhecidos. Passei a vida inteira ignorando minhas vontades pra fazer o que seria legal pra todo mundo, mesmo que não fosse legal pra mim.

E sabe o que eu ganhei??? Sabe, né? (**insira aqui palavrão impublicável**)

Pois então. Agora o negócio é diferente. É a minha vontade primeiro, e se não estiver bom pra todo mundo, fodam-se todos!

Eu não tenho que ficar batendo papo no telefone porque as pessoas querem que eu faça isso. Eu não tenho que escrever mais ou menos no MEU BLOG porque tem alguém monitorando se eu posto durante o expediente ou não. Eu uso o tempo vago que tenho como eu quiser, e pronto!

Eu sou assim, insuportável, louca, chata, estressada, ranzinza, desequilibrada, exagerada e mais um monte de coisas ruins que vocês sabem. E sou também legal, muito legal. E sou generosa, muito generosa. E mais um monte de outras coisas boas que quem quer descobre sem precisar ficar falando comigo no telefone. Faz parte do meu pacote, indivisível. Muito prazer!

Beijos, e NÃO ME LIGUE, a menos que seja realmente URGENTE! Me escreva, me mande email, telegrama, sedex, fax, carta, sinal de fumaça, torpedo, sms, recado no orkut, no facebook, via rádio, qualquer coisa que eu respondo na hora ou na primeira hora que eu puder, mas não me ligue se não for extremamente necessário. É sério.

Pela atenção, obrigada!
P.S. E antes que comecem a pipocar comentários com conselhos sobre a necessidade de eu rever a minha profissão, saibam que NÃO, eu NÃO odeio ser Advogada, muito pelo contrário: Tái uma coisa que eu amo nessa vida... A minha profissão, fui feita pra ela e ela pra mim, e modestamente eu sou muito boa no que faço! Acontece que na vida nem tudo são flores e até o poeta mais brega já disse que toda rosa tem seus espinhos, de modo que uma parte muito chata do meu trabalho é essa que escrevi aí, e se eu suporto o que suporto é justamente porque amo o que faço, e, lógico... pagando bem, que mal tem? hehe!
a

2 comentários:

Sissi disse...

Mas eu não sou advogada e odeio telefone para bater papo. Ele não foi feito para isso. Telefone é para uma comunicação instantânea, recados rápidos, resolver as coisas. Te entendi de fio a pavio nesse post. Beijos.

Taty disse...

Onde é que eu assino?
Eu concordo DEMAIS! Olha, como falei lá no post, antigamente eu curtia muito telefone. Batia papo com as amigas, namorava, virava a noite mesmo no bendito. Hoje eu sinto raiva!!!!! Fico nervosa e angustiada e quando ele toca qdo eu estou ocupada então, affff... quase morro.
Meu celular vive desligado fora do horário comercial justamente por isso: pq as pessoas insistem até que vc não aguenta mais, né?
Affff... não dá pra ter sossego.
Olha, seu blog foi um achado. Os posts são muito bons e seus comentários lá no blog foram ótimos! Adoro sua fartura de palavras e idéias, moça!
Virei fã (ainda mais pq vc tb odeia telefone...rs)
Um beijo!!