terça-feira, 1 de abril de 2008

Crimes em Wonderland * * * *

Particularmente, gosto muito de filmes baseados em fatos reais, mais precisamente filmes policiais baseados em fatos reais... É um gosto meio mórbido, eu sei, mas dou o braço a torcer e admito esse meu lado meio trash... E Crimes em Wonderland é um dos mais genuínos exemplos de um bom filme do gênero, tanto que o reassisti por esses dias com o mesmo interesse que assisti da primeira vez.

John Holmes (Val Kilmer) foi um lendário ator pornô que ficou famoso nos anos 70 por conta de seus "dotes avantajados", mas chegou ao fundo do poço ao tornar-se totalmente dependente de drogas pesadas. Vivia à margem da sociedade, frequentando o submundo dos inferninhos de Los Angeles, onde drogas eram traficadas e consumidas indiscriminadamente. Assim como a grande maioria - senão todos - os usuários de drogas, John envolveu-se cada vez mais com os "caras barra pesada", sujeitando-se a qualquer coisa para pagar suas dívidas e liberar seu crédito para consumir mais e mais e mais drogas.

E foi em nome do seu vício que ele se envolveu numa trama criminosa que resultou no famoso Crime da Rua Wonderland, uma chacina de grandes proporções que chocou a população e ganhou espaço na mídia da época justamente pela brutalidade e por envolver o famoso ator pornô como um dos principais suspeitos.

O filme mostra, através de flash-backs, a versão do crime apresentada à polícia por dois dos envolvidos - o próprio John Holmes e o único sobrevivente da gangue de Wonderland, David (Dylan McDermott). Obviamente são versões conflitantes quanto à autoria, mas o espectador não precisa se dar ao trabalho de tentar desvendar qual a versão real dos fatos (embora isso seja facilmente possível no decorrer do filme), porque a questão é esclarecida no final de uma maneira bem interessante e coerente, aliás.

Gosto particularmente de Val Kilmer nesse tipo de papel - talvez o único tipo de papel que ele interprete bem. Em Crimes em Wonderland ele está praticamente com a mesma cara do Jim Morrison (que eu adoro) também vivido por ele anos antes, e igualmente competente. A personagem, que parece estar constantemente chapada, provoca no espectador emoções conflitantes, ora parecendo um crápula miserável e manipulador capaz de qualquer atrocidade, ora parecendo um pobre coitado viciado, digno de pena.

Há ainda no elenco outros nomes de destaque como Lisa Kudrow (num papel dramático muito diferente da Phoebe que estamos acostumavos a ver em Friends), Kate Bosworth, Josh Lucas, Christina Applegate, dentre outros.

Assim, "Crimes em Wonderland" é um ótimo filme, que retrata uma história verídica chocante com bom ritmo, com a dose certa de suspense, a produção é caprichada, as atuações são convincentes e, não posso deixar de comentar, a trilha sonora é incrível! Veja se puder!!!

Curiosidade Mórbida: para quem alugar o DVD, não deixe de ver os extras (se tiver estômago). Há um extra com imagens reais da cena do crime, imagens feitas precariamente na época da chacina pelos peritos, e é algo, como vou dizer, bem "picante"...

Nenhum comentário: