domingo, 24 de junho de 2007

Sessão Pipoca

Fazia já algum tempo que eu não exercitava meu vício predileto, então este final de semana, na medida do possível, "tirei a barriga da miséria"... Eu e o Odylo tivemos um "probleminha de comunicação", então, sem saber um do outro, fomos cada um pra uma videolocadora e voltamos com meia dúzia de DVD´s cada, nenhum repetido, o que nos deixou com um repertório razoável... Tudo bem que há uma considerável diferença de gosto entre nós, então o Odylo sempre aluga coisas que eu jamais veria da mesma forma que eu alugo coisas que ele sequer cogita assistir, mas no meio desse monte de filmes sempre conseguimos fazer uma seleção de 3 ou 4 que concordamos em ver juntos, algumas vezes o esfoço maior é dele, outras vezes meu, mas, enfim... Nos jogamos no sofá, nos munimos do baldão de pipoca e lá vamos nós...

Nossa sessão cineminha começou no sábado à noite, depois de um longo dia de assuntos "casamentísticos" - dessa vez a roupa dos homens - noivos, pais, padrinhos e pajem, então o assunto do sábado ficou no terreno dos fraques, meio-fraques, casaca inglesa, túnica, terno, etc, etc, etc... Mas, o lado bom de tudo isso é que - tenho que dar o braço à torcer - homem realmente é muito mais prático quando o assunto é indumentária, então bastaram algumas poucas horas do sábado à tarde e estava tudo escolhido, medidas tiradas, e os noivos (o meu e o da minha irmã) saíram da loja alegres e retumbantes, já com suas vestes definidas para os respectivos "grandes dias", da mesma maneira que o pai-da-noiva e o pajem (esses dois "comuns" aos dois casórios) também já têm o que vestir... Ufa! Mais uma pendência resolvida!!!

Mas, voltando à "sessão pipoca", como sempre gosto de fazer, seguem minhas breves impressões sobre cada filme, e quem quiser seguir minhas modestas percepções, aventure-se (ou não!)!!!




Diamante de Sangue é um filmão, no sentido artístico da "obra"... é um filme muito bem produzido, muito bem dirigido, muito consistente, enfim... é uma grande obra de arte cinematográfica... O grande "senão" é justamente o contexto do filme... Novamente, quase como quando vi Hotel Ruanda, fiquei chocada ao perceber a minha ignorância sobre a dura realidade do provo africano... É quase impossível acreditar que essas coisas aconteçam aqui, no mesmo mundo em que vivemos, e mais impossível ainda é entender e acreditar que isso signifique quase nada para o povo ocidental que detém o poder econômico do Mundo...

O filme trata da questão do contrabando de diamantes de Serra Leoa para a Libéria, onde passam por um processo muito similar à nossa "lavagem de dinheiro", e então podem ser "legalmente" exportados para o grande mercado consumidor. Esses diamantes são conhecidos pelo título do filme - diamantes de sangue - porque são "garimpados" através de trabalho forçado, tudo movido por uma guerra política que assolou aquela região da África até bem pouco tempo atrás. Tudo, obviamente, muito triste, mas real... Embora o filme seja uma ficção, foi inspirado numa situação real que permeou aquele povo durante muito tempo, e é possível imaginar-se que histórias até mais "extraordinárias" que a dos protagonistas do filme tenham ocorrido muitas e muitas vezes...

A história principal do filme narra a captura de um pai de família (Solomon) muito simples que, ao ser separado de sua mulher e filhos pelas forças rebeldes, torna-se mais um garimpeiro escravo que trabalha submetido a todo tipo de tortura, até o dia em que encontra um raro diamante rosa muito acima do tamanho normal, e vê naquela pedra sua única chance de reencontrar a família e recomeçar sua vida. Ele então "rouba" o diamante dos seus algozes, e em sua jornada acaba cruzando com o contrabandista vivido por Leonardo Di Caprio (David Archer). Movidos cada um por seu próprio interesse - o de David Archer bem menos nobre que o de Solomon, é verdade, eles unem-se e partem em busca daquilo que mais esperam do tal diamante - a chance de recomeçar a vida longe daquele inferno.

Uma das coisas mais chocantes do filme é a maneira quase documental como é mostrado o recrutamento de crianças para comporem os exércitos rebeldes daquela região. Segundo consta, ainda hoje existem milhares de crianças armadas na África, e ver isso, mesmo que num filme de ficção, é quase um soco no estômago. No contexto de Diamante de Sangue, o filho mais velho de Solomon (o menino "Día") é forçadamente treinado pelos rebeldes, obrigado a pegar em pesadas armas e a cometer atrocidades, o que obviamente causa traumas incuráveis naquelas crianças... Tudo muito triste, tudo muito cruel, mas real, portanto Diamante de Sangue merece ser visto, seja como entretenimento (a aventura vivida pelos protagonistas é extasiante), ou como mais uma triste lição da história da humanidade.


O Virgem de 40 anos... Alguém consegue imaginar isso??? rsrs... A hipótese por si só já é engraçada, mas pode ser real... quem vai saber?

Vi esse vídeo ontem à noite, e não tinha absolutamente nenhuma expectativa, esperava apenas mais uma comédia escrachada de temática sexual, o que nem sempre é tão ruim como pode parecer... E é mais ou menos isso mesmo que a gente encontra em "O Virgem de 40 anos"... Muita baboseira, piadas grotescas, escatologia talvez desnecessária e humor nem um pouco refinado...

Mas, ainda assim, sabe que eu gostei do filme??? Há alguma coisa que eu não sei explicar bem o que é, mas há algo no filme que acaba conseguindo deixá-lo bem menos agressivo do que seria pelo seu próprio contexto, sabe... Acho que um pouco disso vem do próprio protagonista - que também escreveu o roteiro - que é um cara carismático por quem você acaba se encantando logo no começo do filme... Também acho que essa "simpatia" ao filme deve-se ao fato de que um tema tão explorado pelas previsíveis comédias adolescentes (a virgindade), aqui acaba sendo o que ele tem de original, já que não me lembro de nenhum outro filme que retratasse explicitamente a questão da virgindade de um homem de meia-idade... Enfim... Não quero falar muito bem do filme porque realmente não é lá grandes coisas, mas apenas quero deixar claro que eu simpatizei, e apesar de duas ou três cenas grotescas demais para o meu estômago, ainda assim dei boas risadas e até torci pelo protagonista!

Portanto, recomendo, mas advirto que talvez seja melhor tirar as crianças (e aqueles de estômagos mais frágeis) da sala, ok???

Terror em Silent Hill. Só depois que vi o filme, li na sinopse que ele foi inspirado em um famoso videogame, e talvez isso devesse dar algum sentido a tudo, mas pra mim na verdade não deu... rsrs...

Acontece que esse pretenso filme de terror é "misterioso" demais pra quem não conheçe o game, e eu acho que por isso não funciona muito bem como uma coisa independente, sabe... Ou eu ando "emburrecendo", ou realmente a história não colou, mas o fato é que eu não entendi o filme!!! Que saco!!! rsrs...

De qualquer forma, trata-se da história de uma mãe desesperada (Rose), que tem um filha adotiva (Sharon), que tem problemas de sonambulismo, e em suas crises a menina sempre cita algo sobre "voltar pra casa em Silent Hill". Rose então parte para a tal cidade-fantasma, em busca de respostas ao problema de sua filha e talvez até mesmo sua cura, mas acaba deparando-se com situações cada vez mais imcompreensíveis, estranhas, inexplicáveis, Sharon se perde e ela então inicia sua "aventura" como uma destemida heroína de videogames, para recuperar a filha e desvendar o mistério da sombria cidade.

Alguns momentos até que são interessantes, prendem a atenção do expectador e tomamos um susto aqui ou outro ali, talvez a intenção até seja boa, mas como não conheço o jogo, sinceramente fiquei sem entender muita coisa, inclusive o final... Portanto, não é lá uma boa opção, a menos que você seja um viciado no jogo original, aí talvez o cenário mude completamente...

Além destes filmes, vi também um outro que peguei sem nenhuma referência lá na BlockBuster, chamado "Filha da Sombra" (First Born), com Elizabeth Shue. Pela sinopse, o filme parecia relativamente interessante, um suspense sobre uma mãe que se depara com situações estranhas após o nascimento da filha, e tal, e a capa do DVD prometia "um final surpreendente"... Novamente fui enganada... rsrs... Acabei de ver esse filme agorinha mesmo, e ainda estou com aquela sensação de preciosos 100 minutos perdidos, sabe??? rsrs...

Como diz o Odylo, o filme tenta misturar um pouco do mistério do fantástico clássico "O Bebê de RoseMary" com os fracos "O Enviado" e "O Amigo Oculto", e vira uma besteirada sem fim... Até Elizabeth Shue está desencontrada, numa atuação ruim de doer, o roteiro é cheio de buracos mal resolvidos e todo o mistério criado durante algumas partes do filme se perdem em um final ridículo... Nem há propaganda desse filme em lugar nenhum, e agora eu entendi por que... Poupem o seu tempo, ok???



Agora, vou ficando por aqui porque lá se foi mais um final de semana... O tempo não pára, já estamos na última semana de Junho, e o segundo semestre de 2007 tá chegando, espero que trazendo mais um monte de coisas boas pra todos nós!!!

Tenham uma ótima semana, e aproveitem bem os últimos dias das deliciosas Festas Juninas... Eu ainda estou atrás do meu quentão e do meu vinho quente... essa semana vou a alguma quermesse, de qualquer jeito... E pra não passar em branco, em nome do quentão, "Viva São João"... rsrs



Boa Noite, e Boa Sorte!!!

Nenhum comentário: