terça-feira, 1 de abril de 2008

Antes Só do que Mal Casado * *

Teria Ben Stiller perdido o jeito para fazer comédia? Esta é a pergunta que não quer calar quando assistimos ao fraquinho filme "Antes Só do que Mal Casado", sua mais recente empreitada cinematográfica. Na verdade, por este filme parece que até a dupla de irmãos-diretores Bobby e Peter Farrelly perderam o jeito, haja vista seus filmes anteriores muito melhores, dentre eles o divertidíssimo "Quem vai ficar com Mary?". Seja como for, eis mais um grande sucesso de bilheteria, o que não é surpresa em filmes desse gênero, principalmente quando vêm protagonizados por um competente (e consagrado) ator cômico como Stiller.

Eddie Cantrow (Ben Stiller), é um solteirão convicto que de repente entra numa crise existencial, ao perceber que é o único "de sua turma" que ainda está solteiro. O ápice de sua crise ocorre no casamento de sua ex-namorada, quando ele é colocado na mesa das crianças por ser o único "adulto sem par" na festa, e então a necessidade de encontrar sua alma gêmea começa a persegui-lo mais que o habitual. Também com a ajuda de seu espevitado pai (Jerry Stiller, pai de Ben na vida real), Eddie sai à caça da mulher ideal, quando encontra Lila (Malin Akerman), uma estonteante loira linda que parece ser a mulher dos sonhos de qualquer homem.

Acreditando finalmente ter encontrado sua alma gêmea, Eddie antecipa o pedido de casamento com apenas 6 semanas de namoro, para evitar que Lila vá para um trabalho em outro Continente, já que a empresa não costuma mandar para fora funcionários casados. O casamento acontece como um conto de fadas, mas é na lua-de-mel que Eddie descobre que sua esposa não é nada daquilo que aparentava.

Uma sucessão de decepções vai tumultuando a Lua de Mel do casal, e é neste caos que Eddie Eddie conhece Miranda (Michelle Monaghan), uma garota que parecer ser a verdadeira mulher ideal, bem diferente daquele "monstro" com quem Eddie se casou praticamente por engano. Meio que sem querer, Eddie acaba envolvido por Miranda e sua excêntrica família, e não consegue deixar claro aos envolvidos que é um homem casado que está ali em Lua de Mel, o que, lógico, gera uma série de confusões bastante divertidas (e às vezes bizarras) envolvendo Lili, Miranda, Eddie e todos os demais hóspedes do Hotel.

Antes Só do que Mal Casado é uma comédia rasgada que sem dúvida provoca muitos risos, e algumas situações são verdadeiramente hilárias, especialmente aquelas piadinhas infames relacionadas a casamento com as quais quase todos os casados se identificam. Mas também é uma comédia que apela - além da conta - para o humor de mau gosto, exagerando nas bizarrices e escatologias que, se um dia foram engraçadas, hoje já estão esgotadas e completamente sem graça. Além do mais, é um filme bem clichê e previsível, não traz nenhuma grande inovação que mereça nota para o gênero cômico, e até mesmo a atrativa presença de Ben Stiller como protagonista, como eu já disse no começo, deixa bastante a desejar.

Eu, que não sou muito fã de comédias que não sejam excelentes e inteligentes, posso dizer que quase não gostei do filme. Surpreende saber que faturou tanto apenas no primeiro final de semana de exibição nos EUA, considerando tantos outros filmes infinitamente melhores em cartaz ao mesmo tempo. O que prova que, sem dúvida, é um gênero que agrada ao grande público, e apesar de estar em fase de esgotamento, as estatísticas mostram que ainda existe um longo caminho até a exaustão completa. Tomara que até lá novas fórmulas sejam encontradas, e que possamos voltar a rir por uma comédia genuinamente boa, o que não é o caso deste filme.

Dispensável.

Nenhum comentário: