terça-feira, 17 de julho de 2007

Dreamgirls


Sabe aquela máxima de que "quem canta seus males espanta"??? Então... talvez não seja assim tão simples, nem tão "literal", mas posso dizer com certeza que uma maneira bastante agradável de se começar a semana é ver um bom musical, como este que acabei de assistir...
Baseado num Musical da Broadway, que por sua vez foi baseado na história real do famoso trio "The Supremes" (da estrela Diana Ross), Dreamgirls é uma superprodução de respeito.
Conta e "canta" a história de 3 talentosas cantoras e amigas de infância que lutam pelo seu lugar ao Sol, através do grupo "Dreamettes". Pelos olhos de um perspicaz e espertalhão aspirante a produtor musical (Jamie Foxx), as Dreamettes - Deena Jones (Beyoncé Knowles), Effie White (Jennifer Hudson) e Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) são rapidamente levadas ao estrelado, primeiro como backing vocals do astro James Early (Eddie Murphy), e depois como as badaladas "The Dreams", cujos holofotes são propositadamente direcionados para a mais bela do trio - Deena Jones.
De uma maneira dramática mas leve, e embalado por uma trilha sonora irrepreensível, este longa metragem Musical seduz já nos primeiros minutos. Quando nos damos conta estamos cantarolando (bendita legenda!) os sentimentos e as tramas vividas pelas personagens do filme. Tudo muito caprichado, tudo muito elaborado. O figurino é um capítulo à parte... arrasou, e compõe com a Direção de Arte e a própria direção geral toda essa sensação que temos de "voltar no tempo" literalmente, seja através das canções, do figurino, da maquiagem, do cabelo, enfim... cada detalhe colabora para que nada fique "over", como achei que seria no começo.
Jenifer Hudson (a famosa "renegada" de American Idol) sem dúvida é uma diva. Linda à sua maneira (sim! cultuemos as Fartas do mundo!), excelente cantora, voz potentíssima, e, surpresa! Boa atriz, apesar de estar apenas estreando neste ramo. Eu não diria que sua atuação foi assim, tudo isso que disseram mundo afora... foi uma boa atuação, mas como estamos falando de um Musical, fica meio difícil avaliar o que é exagero, o que é dramatização, enfim... mas nada que tire o mérito dos prêmios que ganhou, já que foi, no mínimo, corajosa por topar um desafio como esses!
Beyoncè é covardia!!! Como atriz??? Hummm, não sei... me parece esforçada, e acho sinceramente que está chegando mais longe do que muitos apostariam... Como cantora??? Dentro do seu "estilo", sem dúvida um fenômeno! Mas, o grande "trunfo" de Beyoncé, desculpem-me, é mesmo sua beleza... Eu, particularmente, a acho um arraso... daquelas que quando a gente vê tem vontade de cortar os pulsos!!! rsrs... Ela é linda, carismática, e ainda quer ser boa atriz e boa cantora??? Caramba!!! Chega, né!!! Assim, repito, é muita covardia!!!
A dupla Jamie Foxx e Eddie Murphy pra mim é o que há, digamos assim, de piorzinho no filme... Estão ambos caricados demais pro meu gosto, Jamie Foxx está quase canastrão, não sei, parece que ele "errou a mão", e Eddie Murphy, embora tenha inclusive recebido uma indicação ao Oscar, passou um pouquinho do ponto para o meu gosto... Valeu mais pela diversificação do curriculo, já que pra ele esse campo é novidade, então há um certo esforço em fugir das suas caras e bocas cômicas, mas mesmo assim acho que ficou devendo (ou sobrando).
Resumindo, Dreamgirls não é, assim, nenhuma obra de arte para marcar época, nada disso. Mas é um Musical muito bem feito, muito agradável, e que une com muita harmonia uma boa história, boas atrizes, boa música e bom visual, o que não podia resultar em outra coisa senão nesse programa delicioso. Recomendo!!!




E, só pra "abrir o apetite", segue uma espécie de "trailler" de Dreamgirls, com uma das músicas mais lindas - When I First Saw You (by Jamie Foxx)




E aqui, Jenifer Hudson arrasando em "I Love You I Do", outra das minhas preferidas

Nenhum comentário: