domingo, 19 de julho de 2009

O Escafandro e a Borboleta


Jean-Dominique Bauby (vivido brilhantemente por Mathieu Amalric) foi um bom vivant, apaixonado pela vida e pelas mulheres, acostumado a desfrutar das regalias proporcionadas por sua fama no meio fashion editorial, já que era editor da famosa revista Elle francesa.

Aos 43 anos foi vitimado por um derrame cerebral que o deixou em coma durante cerca de 20 dias, após o que acordou plenamente lúcido, mas descobriu-se completamente paralisado, acometido pela rara síndrome de locked in, conseguindo movimentar apenas o olho esquerdo.

Com o auxílio de uma empenhada equipe médica, especialmente as fisioterapeutas do hospital, Bauby reencontra uma maneira de comunicar-se com o mundo, utilizando uma improvável técnica de piscar os olhos para formar palavras. E foi assim que conseguiu escrever suas memórias, publicadas através do livro homônimo que inspirou este excelente filme.

Apesar do tema trágico que poderia transformar o filme num dramalhão recheado de clichês, somos brindados com uma ode à vida e à morte, uma poesia em movimento na tela do cinema (ou da TV), tanto por mérito da visão pessoal de Bauby narrada em seu livro como pela magistral direção de Julian Schnabel (brilhante diretor não só neste filme mas também no já antigo Antes do Anoitecer, um dos meus filmes preferidos de todos os tempos)

Fecham o "pacote" com chave de ouro uma fotografia estonteante que conseguiu me teletransportar para o belíssimo litoral francês, ao som de uma trilha sonora inesquecível.

Não deixe de assistir "O Escafandro e a Borboleta".

Realmente Imperdível!

"Sua imaginação é a única coisa completamente livre. Pode te levar pra onde você quiser"


6 comentários:

KARLA disse...

Flavinha estou c saudades das suas mensagens pois vc me largou :( estou me sentindo triste pois como uma amiga abandona a outra heimmm?? Brincadeira heim mas estou sim c saudades de ti.

BEIJOKAS

Vanessa disse...

Ai querida amiga estamos naquela correria, mas estamos todos bem graças a Deus.
Espero que vc tb esteja bem, obrigada pela visita.
beijos da Van

Sissi disse...

Desde que esse filme saiu estou doida para assistir, mas não consegui... Vamos ver se agora vai.

Denise e Zé Guilherme disse...

Oi Flávia querida,

É sempre uma alegria receber suas visitas. Que bom que gostou do relato! Quando eu escrevi meu marido precisou me ajudar a lembrar de uns detalhes, eu era só animação algumas coisas me passaram meio batidas... Também precisei lutar pela amamentação exclusiva da minha filha, no primeiro dia minha sogra (que é pediatra) já queria dar fórmula pra ela.Briguei e mantive minha convicção. Amamentei com o peito sangrando, mas tudo melhorou em uma semana. Daí quando eu chego na pediatra da minha filha e ouço que o desenvolvmento dela está excelente, eu quase explodo de orgulho!
E eu sou prova viva do quanto é importante o aleitamento materno, eu mamei no peito até 1 ano e 2 meses, tenho 29 anos e nunca tive uma cárie, nunca tive qualquer fratura - a explicação me parece uma só, né?

beijos

Denise e Zé Guilherme disse...

Oi Flávia,

é uma alegria receber suas visitas! Que bom que você gostou do relato, foi uma emoção enorme viver tudo isso.
e quanto à amamentação, eu sou prova viva do quanto faz bem, eu mamei no peito da minha mãe até 1 ano e 2 meses, nunca tive uma cárie ou fratura!
Pretendo fazer o mesmo pela minha filha!
beijos,

Denise e Zé Guilherme disse...

ai, como eu sou burra... comentei 2 vezes a mesma coisa! dã...