terça-feira, 1 de abril de 2008

Rainhas * * * *

Depois de anos de muita luta, uma grande vitória do público gay está prestes a se concretizar: Será celebrado oficialmente o primeiro casamento homossexual na Espanha. A notícia, por si só, já seria novidade suficiente para toda a sociedade espanhola e para a mídia, afoita pela melhor cobertura do grande acontecimento histórico, mas há um detalhe ainda mais interessante: Será um grande casamento coletivo, através do qual vários casais homossexuais oficializarão suas relações".

Inspirado no melhor estilo "Almodóvar", o diretor Manuel Gomés Pereira acerta em cheio ao conduzir essa trama recheada de conflitos familiares, onde sentimentos reprimidos são expurgados nas situações mais improváveis, através das brilhantes atuações do elenco competentíssimo, tudo com muito humor, resultando em um dos filmes mais divertidos que eu assisti nos últimos tempos.

No final de semana do "grande casamento", os noivos recebem a visita de suas respectivas mães, todas aparentemente apoiadoras e extremamente empolgadas com o acontecimento. Mas como acontece até mesmo nas melhores famílias, a presença materna na vida desses casais pode desencadear uma série de confusões e conflitos, e todos os envolvidos serão forçados e encarar de frente seus medos, seus preconceitos, seus sentimentos reprimidos, suas neuroses e paranóias, o que pode colocar em risco a concretização do casamento e a felicidade de todos.

São 3 os casais que "encabeçam" a trama: um personal trainner bonitão (filho de uma argentina totalmente perua e alienada) que se casará com o mocinho mimado e milionário (filho de uma famosa empresária do ramo hoteleiro); o rapaz pobre e atraente (filho do jardineiro de uma grande atriz do cinema) que se casará com o rapaz rico e carente (filho da tal atriz, a "patroa"); e o engajado e jovem deputado (filho de uma ninfomaníaca em tratamento) que se casará com um inseguro e indeciso rapaz (filho da Juíza que celebrará o casamento).

A união de todas essas personagens peculiares num mesmo ambiente e com os mesmos interesses não poderia resultar em outra coisa que não fosse uma enorme confusão. De uma maneira bem amarrada pelo divertido roteiro, as histórias independentes dos jovens casais e suas respectivas mães vão se cruzando no decorrer do filme, culminando num final inteligente, coerente, humano, sensível e muito, muito engraçado.

O elenco masculino é bastante competente, e apesar de um ou outro estereótipo utilizado para a construção das personagens, ainda assim resulta em atuações generosas e cativantes. Mas, sem sombra de dúvida, o destaque maior está no elenco feminino, nas "Rainhas" do título. Elas dão um baile, e é um verdadeiro deleite assistir às inspiradas atuações de Carmem Maura, Verônica Forqué, Marisa Paredes, Mercedes Sampietro e Betina Blum.

Em tempos de escassez de comédias inteligentes no cinema mundial, o longa Rainhas é uma ótima pedida. Diversão garantida!

Nenhum comentário: