domingo, 22 de julho de 2007

Lições de Vida



Lições de Vida é um título óbvio demais para este adorável filme sobre descobertas e amizades improváveis.

Ben (Rupert Grint, o "amigo ruivo" de Harry Potter), é um adolescente de 17 anos que não consegue reagir ao conservador e hipócrita ambiente familiar em que vive, sendo constantemente vigiado por sua dominadora mãe (Laura Linney), que faz questão de manter as aparências de uma família equilibrada e feliz, apesar do casamento fracassado com o vigário local.

Diante de uma necessidade momentânea, é "autorizado" pela mãe a procurar um trabalho de férias, quando encontra uma vaga de "assistente" de uma veterana e excêntrica atriz, a Sra. Evie (Julie Walters). É aí que a melancólica vida de Ben começa a mudar, pois através de Evie ele acaba tendo acesso a um mundo completamente diferente do seu, onde tudo é permitido em nome do prazer da alma.

A princípio Ben continua hesitante a tantas loucuras propostas por Evie, mas aos poucos ele percebe que ali está a sua grande chance de conhecer a vida real, e embarca com a "patroa" em uma série de aventuras que os torna grandes amigos.

É bem verdade que Lições de Vida esbarra em um ou outro clichê. É bem verdade que a história acaba sendo previsível demais, mas ainda assim é um ótimo filme, principalmente pela delicada interpretação do garoto Ben e da veterana Evie, ambos ótimos. Laura Linney também está muito bem no papel da mãe castradora, essa personagem lhe caiu como uma luva, de modo que o trio condutor da trama acaba segurando a onda até nas leves irregularidades do roteiro, além do fato de ser deliciosa e genuinamente inglês, com direito ao sotaque carregado e tudo mais.

Mais um filme delicado, despretencioso, que se deixa alguma lição, é apenas a mais valiosa de todas: Aquela de que temos que acreditar nas pessoas, porque no final é só isso que nos restará... as pessoas, os amigos, aqueles que de verdade se importam conosco, independentemente do sucesso ou do dinheiro que possamos ter.

Confira!