terça-feira, 1 de abril de 2008

Hairspray - Em Busca da Fama * * * * *

Os incríveis anos 60 já renderam ao cinema excelentes filmes que marcaram a infância e adolescência de muita gente, especialmente os deliciosos musicais como Grease - Nos Tempos da Brilhantina, que quase todo mundo já assistiu pelo menos uma vez na vida. Eu, particularmente, sou encantada pela época, e sempre digo que gostaria muito de ter vivido aquela euforia histérica dos moçoilas sempre bem "montadas" com seus vestidos rodados e seus cabelos esculpidos em penteados espalhafatosos...

Como os tempos de hoje são muito mais sisudos do que antigamente, o gênero musical também caiu em desuso, e é raro encontrar público que se empolgue com um novo musical raramente lançado no mercado cinematográfico, como Chicago e Dreamgirls, dentre poucos. Ainda bem que, apesar dessas dificuldades comerciais, ainda existem empenhados cineastas capazes de se aventurar pelo gênero, como fez Adam Sankman ao refilmar o músical Hairspray - Éramos Todos Jovens, de 1988.

Neste novo filme, novamente somos levados para os anos 60 de uma maneira deliciosa, através da gordinha adorável Tracy (Nikki Blonsky), uma adolescente fanática por um famoso programa de dança na TV. Ao tomar conhecimento de um concurso promovido pelo canal para a escolha de uma nova dançarina para o elenco do programa, Tracy fica empolgadíssima com a oportunidade de alcançar a fama, já que é considerada por todos que a conhecem como uma excelente dançarina. Entretanto, ela não preenche os padrões estéticos impostos pela diretora do show Velma (Michelle Pfeiffer, sempre lindíssima), e é sumariamente excluída da competição, também porque Velma sente que no fundo a carismática gordinha pode ameaçar a hegemonia da atual estrela do show - a "rainha do laquê" Amber (Brittany Snow), que por acaso é sua filha.

Paralelamente, Tracy é muito bem "aceita" pelo grupo dos dançarinos negros liderados pela personagem vivida por Queen Latifah, que estrelam um show à parte em um único dia da semana no canal de TV, já que naquela época as raças não podiam se misturar e, sob o argumento hipócrita da abertura de espaço, aos negros era reservado um único dia para que pudessem também apresentar suas coreografias muito mais criativas e sensuais. É com esse grupo que Tracy aprende alguns de seus melhores passos de dança, e persistente que é, não desiste do sonho da Fama, abraçando a causa da integração em nome dos amigos negros e em nome de sua própria aceitação apesar de fugir dos padrões, mesmo sabendo que isso pode colocá-la como persona non grata na mídia, arriscando definitivamente sua chance de estrelato.

Os sonhos de Tracy são "conduzidos" por sua complexada mãe Edna, vivida por um John Travolta quase irreconhecível debaixo de muitos enchimentos que o tornam uma mulher gorducha e desajeitada. Depois de passar muitos anos escondida dentro de casa (Edna não sai na rua desde que usava o manequim 38), ela vê na popularidade da filha a oportunidade de também recuperar a alegria de viver, e abraça a causa inicialmente com certa insegurança, mas logo fica completamente envolvida pelo fantástico mundo da TV a que tem acesso.

Há ainda a participação do veterano Christopher Walken, como o pai de Tracy, responsável por uma das sequências mais hilárias do filme, quando está em sua "loja do riso fácil" tentando resistir à tentativa de sedução de Velma. Outra participação que pode servir de chamariz para o público mais jovem é a do ídolo pop Zach Efron, adorado pelas adolescentes fãs de High School Musical, mas o destaque fica mesmo para a talentosa Nikky Blonsky e para John Travolta que, como não podia deixar de ser, dá uma dançadinha básica em algumas cenas, e está extremamente cômico no papel da mulher gorducha.

Por todo o capricho e por toda a leveza, aliados ao clima constantemente alegre e engraçado, Hairspray - Em Busca da Fama é um filme inspirador, daqueles que levanta o astral de qualquer um (como levantou o meu próprio astral quando o vi)... é uma deliciosa comédia musical que merece ser vista!

Apenas para "abrir o apetite" de quem se interessar pelo filme, segue um vídeo da sequência inicial, embalada pela música "Goodmorning Baltimore", sequência que dá vontade de sair rodopiando pela sala:




Nenhum comentário: