quarta-feira, 16 de abril de 2008

Músicas que me Inspiram - Parte IV

Hoje vou de MPB, senão vai acabar parecendo que sou daquelas pessoas que não sabe apreciar as maravilhas da boa música brasileira, já que tenho postado apenas músicas internacionais.

Adoro Samba. É o que há de mais genuíno na MPB. Talvez seja o samba nossa melhor expressão cultural, nossa maior riqueza musical. De tempos em tempos aparecem pseudo-músicos dispostos a "assassinar" o samba, dispostos a transformar o que é bom em lixo cultural, principalmente aquelas bandinhas de pagodeiros que pegam carona em algum modismo momentâneo.

Conheço muitas pessoas que dizem "odeio samba, odeio pagode", mas às vezes o que a pessoa odeia mesmo é o que eu também odeio, as tais bandinhas insuportavelmente irritantes e desprovidas de talento. No entanto, se você faz parte desse grupo que não se permite descobrir o verdadeiro samba apenas pelo ódio aos pagodeiros desqualificados, fica minha dica: Ouça Paulinho da Viola. Só pra começar.

É impossível não gostar de Paulinho da Viola. Da figura, do músico, da voz suave... Timoneiro, especificamente, é uma música que inspira escutar mais samba, samba bom, algo como ir para um daqueles pitorescos bares do Bairro da Lapa no Rio, sentar numa mesinha rodeada de amigos, bebendo uma cervejinha ultra gelada, e desfrutar de tudo que o bom samba pode proporcionar... Já pude fazer isso algumas vezes na vida, e garanto que é demais...

Permita-se escutar... Com vocês, Timoneiro - Paulinho da Viola!


Nenhum comentário: