terça-feira, 1 de abril de 2008

Alpha Dog * * * *

Surpreendente. Alpha Dog é um filme surpreendente, no bom e no mau sentido... Digo isso porque, ao ler a sinopse complexa e ver o elenco jovem pouco conhecido (à exceção do pop star Justin Timberlake), preconceituosamente achei que seria mais um filminho violento sem muito sentido, o que não é, pelo menos não exatamente. E também porque é assustador ver até que ponto a inconsequência juvenil, alimentada pelo uso descontrolado de drogas pesadas e pela negligência dos pais é capaz de destruir vidas em efeito dominó.

O longa se baseia na história real do criminoso mais jovem a entrar na lista dos mais procurados pelo FBI. Aqui, o protagonista recebe o codinome Johnny Truelove (Emile Hirsch), um rapaz de pouco mais de 18 anos que vive como uma espécie de "rei do submundo" na badalada Los Angeles dos anos 90, morando numa bela mansão, sempre rodeado de fiéis amigos e belas garotas, onde exerce sua principal atividade de traficante de drogas, aparentemente com o aval do pai Sonny Truelove (Bruce Willis).

Entre farras e "viagens" proporcionadas por variados tipos de drogas, esses jovens levam uma vida desregrada aparentemente sob as vistas grossas dos respectivos pais que, muito ricos e muito ocupados, preferem não ter que lidar com o problema dos filhos de frente, adotando a tática mais confortável (e, por que não dizer, mais covarde). Mas como nesse submundo nem tudo são flores, também não seria diferente com os garotos de LA. Johnny Truelove inicia uma guerra particular contra Jake Mazursky (Ben Foster), um rapaz igualmente jovem que está em liberdade condicional, mas não consegue manter-se na linha, muito menos longe das drogas.

Por conta de uma dívida de Jake, Johnny decide sequestrar seu irmão mais novo, Zach (Anton Yelchin), um adolescente de 15 anos, e o faz com a ajuda dos fiéis amigos e parceiros Frankie (Justin Timberlake) e Elvis. O crime não é exatamente planejado, e vai tomando proporções sérias na mesma medida em que os rapazes se vêem encurralados e aterrorizados com as possíveis consequências de seus atos.

Na companhia de seus algozes, Zach sequer esboça alguma resistência, porque vê na situação a oportunidade de viver dias de liberdade como jamais sonhara sob os olhos repressores da mãe (vivida por Sharon Stone). Acaba criando laços de amizade com os sequestradores, principalmente com Frankie, e passa seus 3 dias de cárcere curtindo festas regadas a muita droga, bebida e mulheres sensuais, tornando-se uma espécie de "celebridade" por ser conhecido como "o garoto sequestrado".

Mas as coisas não saem exatamente como o planejado porque Johnny e sua gangue, pressionados pela prisão iminente por sequestro, e ameaçados pela possibilidade de pegarem prisão perpétua, acabam tomando as decisões mais extremas para tentar resolver o caso, destruindo suas próprias vidas e, obviamente, as famílias envolvidas.

Enquanto obra cinematográfica, Alpha Dog deixa a desejar num detalhe aqui, outro ali, como a direção de arte irregular e às vezes até precária, ou mesmo pelo roteiro falho em diversos pontos. Na verdade, lendo um pouco sobre a tal história real que inspirou o filme, notei que algumas situações foram "mascaradas" e até modificadas, aparentemente sem muita necessidade, como a captura do criminoso que aconteceu em 2005 no Brasil, e não no Paraguai como diz o filme.

De qualquer forma, como história Alpha Dog é um filme a ser visto, com certeza. Como eu disse no início, por mais que isso seja um assunto já explorado e reexplorado no cinema (e na mídia em geral), ainda assim pode ser surpreendente ver a capacidade destrutiva das drogas, e tudo é muito mais chocante quando sabemos tratar-se de uma história real onde vidas reais foram jogadas no lixo, assim como vidas reais são jogadas no lixo a todo momento hoje em dia, diante da proliferação indiscriminada do uso de drogas por todas as camadas sociais.

E eis aí um grande mérito do filme: por contar com um elenco jovem carismático e com o "chamariz" Justin Timberlake, além da trilha sonora basicamente de raps dos anos 90, certamente é um filme que atrai grande interesse do público jovem, o mesmo público jovem que está exposto à tentação das drogas o tempo todo, na escola, nas festas, nas baladas, e talvez o fim desgraçado dos seus protagonistas acabe servindo de alerta é desestímulo àqueles que oscilam entre mergulhar ou não nessa viagem quase sempre sem volta.

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: