domingo, 22 de julho de 2007

O Que Você Faria?



O QUE VOCÊ FARIA??? É a pergunta que não quer calar a qualquer um que assista esse filme sobre um tema que a princípio pode parecer banal: um processo de seleção para um cargo executivo em uma grande corporação.
Sete aspirantes ao tal "cargo executivo" são convocados para a etapa final do processo seletivo, e encontram-se numa suntuosa sala de testes da empresa. Ali, são informados pela irritantemente sorridente secretária Montse (Natalia Verbeke) de que serão submetivos ao método de avaliação Grönholm, método este desconhecido por todos os candidatos.
Cada um dos candidatos - pessoas completamente diferentes - toma seu lugar ao redor da mesa, na frente de um monitor de computador, e logo recebem as instruções da primeira prova: descobrir um psicólogo da equipe de RH da empresa infiltrado entre os concorrentes.
Como estamos falando de pessoas de idades e formações diferentes, e todas com uma sede voraz de conseguir o cargo, logo começam a cair suas máscaras, já que cada prova vai estimulando ainda mais esse lado cruelmente competitivo do ser humano, e cada um reage à pressão de uma maneira diferente. Enquanto estão lá, trancafiados na sala de testes, Madri enfrenta uma onda de protestos violentos contra uma reunião do G-8, e essa questão é abordada sutilmente pelo filme, como um "discreto" protesto também contra todo o movimento de Globalização.
O que você faria? é apenas entretenimento, mas um entretenimento de qualidade, principalmente por levantar uma nuvem de "dúvida" acerca dos métodos cada vez mais invasivos utilizados pelas grandes empresas em seus processos de seleção. Qualquer um que já tenha passado por um desses processos de "pressão psicológica" alguma vez na vida, sempre acaba questionando se esses métodos realmente são capazes de selecionar "o melhor", e o filme reforça essa dúvida, pelo próprio resultado final mostrado.
O elenco é muito bom, capaz de instigar o espectador no limitado "cenário" de uma sala de reuniões. A direção, muito eficaz, torna o filme muito dinâmico, de modo que nem se sente o passar do tempo, de tão envolvidos que ficamos com o processo, seus métodos e as provas cada vez mais esdrúxulas. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: