segunda-feira, 2 de julho de 2007

Maravilha??? Onde???


Olhem bem para esta imagem...
É uma linda imagem, sem sombra de dúvidas... bela fotografia, belo monumento, belíssima paisagem, tudo muito lindo... assim, em "paisagem"... assim, "de longe"...
E eu concordo que há muitas razões válidas para que o Rio de Janeiro seja tão aclamado como "Cidade Maravilhosa Cheia de Encantos Mil", claro que há!!! Eu mesma já perdi a conta de quantas e quantas vezes fiquei fascinada com a estonteante beleza do Rio... Por mais que eu já tenha feito turismo por lá diversas vezes, por mais que eu já tenha visitado todos os seus principais pontos turísticos repetidas vezes, ainda assim sou capaz de ficar pasma com uma imagem como essa aí acima... sem sombra de dúvida há muita beleza, há muita poesia...
Mas é uma pena que toda a beleza e poesia do Rio de Janeiro fiquem restritos às suas "paisagens"... É uma pena que a "Cidade Maravilhosa" seja de fato maravilhosa apenas da boca pra fora, apenas ideologicamente, apenas "em teoria"... Sim, porque quem é que vai considerar as barbaridades que acontecem ali como "maravilhosas"??? Ninguém, obviamente!!!
Não quero aqui parecer "bairrista" e criticar a violência carioca, nada disso!!! Até porque eu sou paulistana e sei que o páreo de "cidade mais violenta" está um tanto quanto duro, sei bem que a violência absurda dos dias atuais é um problema nacional e não há mais a centralização de outros tempos, sei bem que em São Paulo estamos tão ou mais expostos do que no Rio ou em qualquer outro lugar, e nem quero levantar essa questão para discussão, porque trata-se de um problema cujo buraco é beeeeeemmmm mais embaixo, por assim dizer...
Mas uma coisa me intriga quando o assunto é o Rio de Janeiro, e me intriga demais... Está rolando aí, mídia afora, toda essa campanha pela votação no "Cristo Redentor" como uma das 7 novas Maravilhas do Mundo... Vira e mexe eu vejo na net, na TV, ouço no rádio, leio no jornal e em todos os tipos de mídia uma mobilização poucas vezes vista de personalidades, artistas, atletas, políticos, religiosos e afins em prol da eleição do Cristo... E o apelo é enorme mesmo, vai do mais alto escalão da sociedade, passando pelos artistas - os consagrados e os "do momento", incluindo até mesmo as celebridades instantâneas como o "alemão" do Big Brother e a brasileira recém quase-eleita Miss Universo, além de uma mistura no mínimo "bizarra" de políticos de toda categoria...
Preciso dizer, e logo: EU SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA TODA ESSA VOTAÇÃO PATÉTICA!!! Sem querer ofender os cariocas, sem querer ofender o próprio Cristo, sem querer ofender ninguém... Mas eu sou contra, e pelo que tenho visto estou quase sozinha nessa minha posição, já que todo mundo acha "legal" apoiar a eleição do Cristo... afffffffffffff
Talvez fique um pouco difícil eu justificar minha posição aqui, em poucas linhas, mas basicamente acho o seguinte: Sim, o Cristo Redentor é um monumento fantástico, de beleza e significado ímpar; Sim, o Rio de Janeiro é incrível, e eu mesma adoro ir passear por lá sempre que posso; Sim, isso pode até impactar de alguma forma positiva o turismo no Rio de Janeiro, embora com ou sem Maravilha, o Rio sempre foi o grande pólo turístico do Brasil, e nem a violência consegue afugentar os turistas afoitos pelas belezas cariocas... Mas... há sempre um mas, que as pessoas parecem cegamente ignorar quando há um apelo tão maçiço como neste caso da eleição do Cristo...
Eu não tenho dados precisos pra citar aqui, e nem quero parecer ignorante e rebelde de ocasião, mas tenho certeza de que há um investimento altíssimo em toda essa campanha pela eleição do Cristo como Maravilha do Mundo Moderno... Tenho certeza também que muitas das personalidades que estão "apoiando a causa" dedicam tempo e dinheiro para defender aquilo que é politica e supostamente correto, pois preferem apoiar coisas "legais" do que enfrentar os enormes problemas quase insolúveis que assolam a população, no caso específico, carioca, porque aí o empenho e a vontade política envolvidas teriam necessariamente que ser bem mais intensos, teria que haver muito mais coragem, e não apenas falácias.
O povo brasileiro gosta de "pão e circo", isso é uma máxima antiguíssima, e por mais que os tempos sejam outros e a informação e tecnologia estejam cada vez mais ao alcançe das massas, ainda assim é isso que nos oferecem o tempo todo: Pão e Circo... às vezes como "lobo travestido em pele de cordeiro", mas no fundo é sempre isso... pão e circo!!!
E, como estamos falando de Brasil, de um povo cujo acesso à educação é sempre renegado, de um povo que vive, em sua maciça maioria, das esmolas concedidas pelos governantes a troco de votos, sempre o populismo, a situação rapidamente vira isso que está aí... essa campanha patética pela eleição de um monumento como uma das 7 Maravilhas do Mundo! Como se isso fosse de fato significar alguma coisa em termos práticos para os brasileiros...
Li outro dia no site do "vote cristo", sobre a campanha: "...Essa é uma oportunidade inédita para os brasileiros de fazer parte da história, elegendo uma maravilha nacional e destacando-a frente ao mundo inteiro. A abrangência desta causa impacta na valorização do orgulho nacional e na boa imagem do país no exterior..."
É pra rir, né??? Fala sério!!! Uma oportunidade para os brasileiros de fazer parte da história??? Os brasileiros já fazem parte da históira mundial, infelizmente como um país miserável de terceiro mundo onde o povo não tem educação, nem saúde, nem saneamento básico, onde o salário mínimo é de R$ 380,00, onde há um abismo social tão grande capaz de proporcionar que existam pouquíssimas pessoas tão ricas e muitas pessoas absolutamente miseráveis... Ok, ok... isso é um problema mundial, mas sejamos realistas... Nossas crianças estão nos faróis, na melhor das hipóteses, porque há aquela parcela que está se drogando, se prostituindo, se vendendo, para o público externo e também para o público interno, e não dá pra um país assim querer eleger algo mundialmente "maravilhoso"... Definitivamente, os esforços estão centralizados no embate errado... Definitivamente, os recursos estão sendo jogados fora, como sempre, aliás, porque é muito mais "legal" ter uma maravilha do mundo do que investir naquilo que o país realmente precisa, essa é a verdade!!!
Dizer que esta causa impacta na "valorização do orgulho nacional" é outra balela sem precedentes... O povo brasileiro nem sabe o que é orgulho nacional! Experimenta isso de 4 em 4 anos, durante Copa do Mundo, e é o mais próximo que se chega de orgulho nacional aqui no Brasil... Claro que existem meia dúzia de nacionalistas convictos que defendem a eleição por ideologia, e tal, e eu respeito muito seus fundamentos...
Agora, o que eu não engulo é essa "mobilização nacional" em prol de nada... Porque é exatamente isso... nada!!! Eleger uma maravilha do mundo talvez fosse o máximo se vivêssemos em um país onde não tivéssemos que cruzar com crianças abandonadas nos becos escuros das drogas, seria legal se a Cidade Maravilhosa fosse Maravilhosa para a sua própria população, aqueles pobres coitados que vivem nos morros sempre no meio do fogo cruzado do tráfico de drogas, tentando viver dignamente, seria legal eleger uma maravilha do mundo se o Rio de Janeiro fosse essencialmente maravilhoso, para todos os seus trabalhadores, e não apenas para a parte privilegiada da Zona Sul...
Mas, sou só uma voz talvez radical sobre uma questão supostamente tão "importante"... E como tenho meu direito constituicionalmente garantido de me expressar, expresso aqui minha opinião... Não votei, não vou votar, e acho um absurdo quem vota!!! Dedique seu tempo a causas bem mais nobres, a causas que possam efetivamente refletir na vida dos brasileiros, ou pelo menos na sua própria vida, isso já seria razoável...
Finalmente, peço que observem novamente a foto que postei no início... Atentamente, detalhadamente... Pra quem conheçe a geografia do Rio de Janeiro, fica fácil uma constatação: O Cristo Redentor está de braços abertos para a Zona Sul, há até uma piadinha carioca que diz que o Cristo estaria dizendo: "O Rio é daqui pra frente", numa alusão à riquíssima Zona Sul, e nossa suposta "Maravilha do Mundo" está, na verdade, de costas para a parte mais pobre do Rio de Janeiro... para a Zona Norte, onde estão aqueles que provavelmente nunca nem foram ao Corcovado mesmo morando no Rio, aqueles que estão à margem de toda a maravilha da Cidade Maravilhosa, e por mais "acaso" que isso seja, não deixa de ser uma ótima metáfora sobre tudo o que falei aqui... A eleição do Cristo só pode significar algo para aqueles que estão de frente pra ele...
Eu, tô fora!!!
Boa Noite, e Boa Sorte, apesar de tudo!!!

Nenhum comentário: