sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quem que ser um Milionário? (Oscar 2009)

Quem quer ser um Milionário???

Esta frase, proferida numa das sequências iniciais do filme e associada à música e aos aplausos que vêm na sequência nos remetem imediatamente ao famoso Show do Milhão que já tivemos em versão tupiniquim há alguns anos. E é mais ou menos por aí mesmo.

Só que agora o cenário é a Índia. A grande, mística, populosa e desorganizada Índia. E "Who wants to be a Millionaire" é por lá um fenômeno de audiência.

No centro de um luminoso cenário estão 2 pessoas - o famoso apresentador do programa e o ousado rapaz que está prestes a responder a última pergunta e ganhar 20 milhões de rúpias. Mas uma sirene avisa que o tempo do programa acabou, e o suspense é transferido para a noite seguinte, quando o participante deverá voltar para decidir se responde ou não a pergunta milionária.

Na saída do show, no entanto, Jamal Malik (Dev Patel), que tem apenas 18 anos de idade, é aprisionado por 2 investigadores de polícia contratados pelo apresentador do programa para averiguar uma suspeita de fraude, já que parece impossível que alguém nascido e criado nas favelas de Mumbai conseguisse ter conhecimento para - sozinho - responder todas as perguntas corretamente.

Utilizando-se de métodos nada apropriados a polícia interroga Jamal violentamente, e com muito sacrifício o rapaz consegue convencer os policiais a ouvirem sua história de vida e, consequentemente, entender através de cada fato isolado como encontrou a resposta para cada um das perguntas do programa dentro da sua história pessoal. E é para lá que somos levados, através de flash-backs.

Uma história recheada de desgraças e miséria, dor e superação, aventuras e conquistas. Jamal e seu irmão Salim moravam com a família na grande favela dos arredores de Mumbai, até o dia em que ficaram órfãos. A partir daí, crianças entregues à própria sorte, foram sobrevivendo um dia após o outro, cometendo pequenos delitos e sofrendo toda sorte de violência, situação típica de quem vive nas ruas.

O cenário é uma Índia muito menos charmosa do que aquela que atrai os turistas ocidentais, e a forma como a miséria e as feridas daquela sociedade à beira do caos são expostas me fazem lembrar muito - salvadas todas as proporções, logicamente - do nosso "Cidade de Deus".
Também relembrei durante o filme a comovente história da empregada doméstica Bhima, que eu já apresentei aqui no blog quando escrevi sobre o livro "A Distância entre Nós". Este livro me mostrou uma descrição nada turística da Índia, e várias cenas do filme me remeteram às detalhadas descrições da favela onde Bhima morava.

E é nesta Índia injusta, miserável, pobre, suja e lotada (dentre tantos outros adjetivos pouco lisonjeiros) que Jamal e seu irmão vivem aventuras dignas dos melhores livros do gênero, crescem e aprendem lições preciosas, sofrem perdas irreparáveis e se transformam em adultos cujo caráter reflete basicamente a própria história de cada um deles, quase como se fosse um conto de fadas às avessas. No meio deste caos, surgem amizades marcantes e uma linda história de amor, daquelas de deixar mocinhas suspirando e com lágrimas nos olhos, e acho que é nesta sutileza que encontra-se o principal e maior mérito de Quem quer ser um Milionário, um dos favoritos ao Oscar de melhor filme e direção, dentre outros.

Sem dúvida é uma empreitada espetacular, ousada, corajosa. Danny Boyle é meu favorito ao Oscar de Diretor, e merecidamente já ganhou o Globo de Ouro na categoria. Há que ser muito, muito, mas muuuuuito bom para obter o resultado que vemos em Slumdog Millionaire.

Sucesso no Globo de Ouro e em outras premiações pré-oscar, Quem quer ser um Milionário é meu segundo-favorito. Porque eu o assisti e na mesma hora tive certeza que era o melhor filme do ano, de longe. Mas depois eu vi Benjamin Button (escreverei sobre ele em breve) e fiquei dividida, então eu tenho 2 favoritos, e pronto!

Acabo tendendo a torcer um tiquinho mais por este aqui porque estamos comparando Davi e Golias, e considerando-se os recuros de cada uma das produções, talvez eu decidisse finalmente dar o Oscar a Slumdog Millionaire por somar ainda mais este mérito: Ser excelente e um sucesso sem tantos investimentos ou grandes astros de Hollywood como atrativo.

Outro destaque é a trilha sonora, a cereja do bolo, por assim dizer. No final do filme, inclusive, há uma sequência de dança deliciosa e divertidíssima, que deixa qualquer um com vontade de sair dançando por aí, imaginando que a vida pode e deve ser bela, que o amor existe e que tudo nesta vida é possível. TUDO.

Eis um filme imperdível. Confira!


INDICAÇÕES AO OSCAR 2009:

Melhor Filme;
Melhor Direção - Danny Boyle;
Melhor Roteiro Adaptado;
Melhor Fotografia;
Melhor Montagem;
Melhor Trilha Sonora Original;
Melhor Canção - Jay Ho;
Melhor Canção - O Saya;
Melhor Edição de Som;
Melhor Mixagem de Som.

Um comentário:

Maciel Queiroz disse...

A história desse filme mostra que nem só de Hollywood se vive o cinema mundial e que histórias bem contadas não tem nacionalidade, bandeira, cor, raça ou religião.

Eu pessoalmente adoro filmes que mostram histórias de superação, luta e vontade e Slumdog Millionaire é tudo isso.

Eu tbm gostaria muito que ele ganhasse melhor filme, mas com Benjamin Button na parada fica meio dificil msm, principalmente pq a academia sempre puxa a sardinha pro lando yankee.

De qualquer forma esse belo filme, muito bem comentado por vc priminha, merece com ctz entrar na lista dos obrigatórios para todo bom cinéfilo q se preze...hehehehe

Xero prima!