segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Senhores do Crime

É impressionante como alguns títulos "abrasileirados" e a sinopse de alguns filmes conseguem destruí-los, ou pelo menos desencorajar muitas pessoas a assisti-los...
Em "Senhores do Crime", isso fica muito perto de acontecer. Vejam, por exemplo, o que está publicado num jornal de grande circulação:

"Senhores do Crime (Eastern Promises, EUA/ Reino Unido, 2007)
Anna Khitrova (Naomi Watts), inocente dona de casa, entra acidentalmente num esquema de tráfico sexual conduzido por russo, enquanto investiga a morte de uma jovem durante o parto. Seu caminho cruza o de Nikolai (Viggo Mortensen), que tem laços estreitos com uma das famílias de crimosos mais notórias de Londres."

Tradução errada para um título original muito mais interessante (algo como "Promessas do Leste"), e sinopse feita certamente por alguém que ficou com preguiça de ver o filme e baseou-se sabe-se lá em que... porque não é nada disso, e ainda bem que eu "encarei" o filme mesmo assim, de modo que pude surpreender-me positivamente.

Vamos ao resumo "verdadeiro":
Anna (Naomi Watts) é uma enfermeira descendente de russos que trabalha na obstetrícia de um grande hospital de Londres. Mora com a mãe - viúva, e eventualmente divide o apartamento com o excêntrico Tio também russo, irmão de seu falecido pai. Numa noite às vésperas do Natal, ela participa do atendimento a uma jovem parturiente que chega ao hospital em estado crítico, com claros sinais de maus tratos e uso de drogas, e morre logo após dar à luz uma linda menininha. Vasculhando os pertences da jovem, Anna descobre que trata-se de uma adolescente russa, e encontra em sua bolsa um diário todo escrito em russo, a única "pista" que possui sobre quem seria a garota.

Disposta a encontrar os familiares da bebezinha órfã, Anna começa a investigar por conta própria as poucas pistas encontradas, chegando a um restaurante russo comandado por Semyon (Armin Mueller-Stahl) e seu filho desajustado Kirill (Vincent Cassell), que serve na verdade de fachada para os negócios escusos de uma organização mafiosa. É ali também que Anna estabelece uma relação cheia de suspense com Nikolai (Viggo Mortensen), o enigmático motorista e fiel escudeiro de Kirill, que acaba tornando-se uma das peças-chave para o desfecho da trama.

A princípio, "Senhores do Crime" pode parecer apenas mais um filme de ação cheio de pancadarias e morte, mas fica na verdade bem longe disso. Claro, há mortes e, digo mais, há cenas extremamente violentas e "picantes", como aquela em que Nikolai luta com dois inimigos completamente nu, numa sauna masculina de Londres - sequência de tirar o fôlego! Sim, há violência, sem dúvida que há, mas o filme não se perde nesse terreno.

A trama é consistente, as personagens são bem estruturadas e comedidas, o cenário parece perfeito para o "assunto" - uma Londres meio obscura, meio tenebrosa, meio cinzenta, e o principal é que o filme consegue se distanciar com classe do lugar comum de filmes de ação, especialmente ao manter uma certa isenção sobre o bem e o mal, não há aquele desenho óbvio do mocinho e do bandido, num determinado momento tudo fica meio misturado, e isso é um trunfo bem bacana para filmes do gênero.

Tenho que dizer que gosto muito de Vincent Cassell, e ele parece ter nascido para viver personagens meio desajustados (a exemplo de Irreversível). Está muito bem neste papel quase secundário, mas extremamente importante para a história, e consegue exibir as peculiaridades de sua personagem desajustada sem cair na caricatura ou no lugar-comum. Ponto pra ele!

Viggo Mortensen, bem... eu tenho medo dele, pra ser bem sincera... É um ator que tem "cara de mau", não imagino-o num papel de alguém totalmente bonzinho, acho que seria difícil de convencer... Por isso mesmo, foi a escolha perfeita para esse papel... ele carrega o mistério do filme com uma elegância maquiavélica que é, sem dúvida, assustadora, mas de alguma forma há carisma em sua personagem, tanto que sem nem perceber estamos meio que torcendo por ele... E, claro, a cena de luta na sauna é algo incrível... não me lembro de ter visto uma cena violenta em nenhum filme de ação que me tenha causado tanto torpor... Sem dúvida um trabalho muito bom, tanto que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (prêmio que ele não ganhou, como acabei de ver na cerimônia).

Naomi Watts, hummm... não gosto muito dela, pra falar a verdade... Não sei explicar direito, não sei se é implicância por conta de King Kong, ou se é só antipatia mesmo... o fato é que acho-a pouco carismática e inadequada para alguns dos filmes que acabou fazendo, mas não é o caso de Senhores do Crime. De alguma forma, justamente essa "coisa" que eu não gosto muito em Naomi acabou por torná-la perfeita para o papel, e o conjunto do elenco funcionou muito bem.

É um filme bem interessante. Há menos ação do que se pode esperar (não há um único tiro ou cena de perseguição, por exemplo), e ao mesmo tempo talvez mais violência do que se possa supor... Mas nada gratuito, tudo dentro de um contexto lógico, amarrado por um roteiro inteligente que, à exceção de um deslizezinho aqui ou ali, contribui para o resultado óbvio - um ótimo filme! Confira!

Um comentário:

Jose Luis disse...

Eu vi na Mostra.
Foi o último de uma maratona de sábado, 5 filmes.

Valeu o cansaço!!!