segunda-feira, 11 de junho de 2007

Aos 30...

Esse é meu último post aos 30 anos... Por mais que essa idéia me desagrade, amanhã acordarei mais velha... Não consegui fugir, e os 31 estão chegando muito mais rápido do que eu gostaria, mas, enfim... é a vida... tenho que me contentar com essa constatação óbvia...
Seria muito bom se a gente pudesse fazer "desaniversário" depois de uma certa idade... Eu teria optado por esta fase... Teria chegado aos 30, adquirido toda essa "bagagem" das experiências vividas até aqui, e depois começaria a regredir a idade, 29, 28, 27... quem sabe conseguiria desfrutar melhor a vida, quem sabe viveria os 15 anos de uma maneira melhor se pudesse aproveitar a bagagem que tenho hoje... ah, como seria bom!!!
Mas como tento sempre ver a vida pelo ângulo mais favorável, estou aqui me esforçando pra não encarar esse momento de envelhecimento como uma coisa negativa... afffffffffffff... E haja esforço, viu!!! Porque, psicológicamente ou não, o fato é que eu tenho sentido muito o "peso da idade" ultimamente... Tenho andado muito cansada, tenho encontrado marcas de expressão no meu rosto que até pouco tempo não existiam (sim, são pés de galinha!), tenho sentido muito sono, tenho descoberto pequenos probleminhas de saúde que são "normais" com o avanço da idade, dói aqui, dói ali, tenho andado meio resmungona, e assim vai... Como diz a Andréia, de uns tempos pra cá nossas conversas invariavelmente envolvem alguma discussão sobre um remédinho pra isso, um remedinho praquilo, indicação de um médico especialista em sei lá o que, e isso definitivamente só pode ser sinal de velhiçe!!!
Mas, vamos ao lado bom de toda essa história... Tenho que reconheçer que, dentro de todas as minhas limitações, vivi intensamente esses últimos 30 anos... Fiz muita coisa das quais não me orgulho muito, é verdade, mas também fiz muuuuuuuuuuita coisa legal, e mesmo que eventualmente o resultado não tenha sido lá muito positivo, valeu pela experiência adquirida, pelas lições que só a vida vivida intensamente pode nos ensinar...
O fato é que hoje sou uma trintona feliz, e falo isso de boca cheia, que bom!!! Sinto-me feliz de verdade, apesar de um ou outro aborrecimento, apesar dos pés de galinha e das dores da idade que vão chegando de mansinho...
Se eu poderia estar "melhor"??? Talvez... Poderia ter ganho mais dinheiro??? Talvez... Poderia ter estudado mais, aproveitado mais, crescido mais??? Talvez... Mas prefiro abandonar os "ses" e encarar a minha realidade, e dar valor a cada conquista, por mais singela que ela tenha sido!!!
Sim, porque uma das coisas que aprendi nesses 30 anos é que não adianta viver sonhando com um "futuro melhor"... não adianta viver para um dia que talvez nunca chegue... Se a gente não aprende a valorizar as pequenas conquistas cotidianas, seja na vida pessoal, no trabalho, em qualquer esfera da vida, a verdade é que podemos chegar à velhiçe sem que nada tenha feito muito sentido... E eu não quero isso pra mim, definitivamente, NÃO!!!
Se é pra envelheçer, quero pelo menos ter histórias pra contar, exemplos para dar, momentos para lembrar, motivos para rir e também para chorar!!!
Tudo bem, eu sei que parece um pouco demais falar em velhiçe se eu estou chegando apenas aos 31... mas não é um exagero!!! Eu costumo fazer esses "balanços" no final do ano, nos aniversários, nessas datas que se repetem ano após ano e servem pelo menos pra isso - pra nos estimular a fazer uma análise e estabelecer novas metas, enfim... Mas, drama à parte (sim, quero confetes), velha ou não, o fato é que passou-se mais um ano da minha vida, e ainda bem que uma história bacana foi escrita nesse período!!!
Vou sempre lembrar dos meus 30 anos como "o ano em que fui oficialmente pedida em casamento", como "o ano em que me tornei uma noiva neurótica", como "o ano em que vesti um vestido de noiva pela primeira vez", como o ano em que solidifiquei amizades muito importantes, como o ano em que reencontrei pessoas queridas, como o ano em que comprei uma máquina de lavar roupa nova, como o ano em que fechei o escritório e voltei a trabalhar em casa, como o ano em que passei o primeiro aniversário da minha mãe sem ela, como o ano em que senti muuuuuuuuuita saudade, como o ano em que fiquei altamente estressada e triste algumas vezes, mas profundamente satisfeita e realizada em outras, enfim... Meus 30 anos, assim como todos os demais, serão certamente inesquecíveis!!!
E os 31 vêm aí... chegam daqui a pouquinho, falta menos de 1 hora, e será também um ano especial, quando vou efetivamente me casar, quando vou fazer o Dia da Noiva no JJ, quando vou vivenciar um momento que até pouco tempo sequer imaginava poder viver, e certamente ano que vem terei muuuuuuuuitas outras histórias pra contar... Que assim seja!!!
Minhas metas para os 31??? Ah, são muuuuuuuuuuitas... Mas a principal é continuar vivendo intensamente, é continuar sendo (ou tentando ser) uma boa mãe para o meu filho, é continuar sendo uma boa esposa, uma boa irmã, boa filha, boa amiga, boa advogada, enfim... Quero ser ainda mais feliz, e ter forças para continuar enfrentando as durezas da vida, porque elas realmente não dão trégua, então é preciso muita, muita força!!! Pra isso, preciso continuar rodeada pelas pessoas que tanto amo, porque é delas que vem a minha força, o meu exemplo, a minha alegria de viver, então se tudo continuar como está, na boa... já estou no maior lucro!!! Tenho um filho incrível, um marido especial, as melhores irmãs do mundo, um pai meio "sem noção" às vezes, mas que é super dedicado "à sua maneira", um paizão mesmo, e tenho também os melhores amigos do mundo!!! É bem verdade que falta um pedaço enorme de mim, mas me conforta saber que agora, mais do que nunca, minha mãezinha estará pra sempre do meu lado, e por mais saudade que eu tenha, sei que ela sempre estará por perto, e amanhã, exatamente às 13h00 (hora em que eu nasci), me dará sua bênção por mais um aniversário, como sempre fez!!!
Portanto, se tudo der certo, prometo que no ano que vem eu volto com outras histórias onde sempre cabe um final feliz, até porque, como bem diz o ditado, "se não deu certo, é porque ainda não chegou o final", não é mesmo???
Boa Noite, e Ótima Sorte pra todos nós!!!

Nenhum comentário: