sábado, 17 de novembro de 2012

Habemus Adolescente!

Segundo o Estatudo da Criança e do Adolescente, "é considerado adolescente a pessoa com idade entre 12 anos completos e 18 anos incompletos...", o que significa que a partir de hoje deixo de ser mãe de uma criança e passo a ser oficialmente mãe de um adolescente.

[...pausa dramática...]

É inevitável sentir um certo pânico ao pensar em tudo que está por vir. A adolescência é uma fase linda mas também difícil, cheia de transformações físicas e emocionais com as quais nem sempre é fácil lidar, sem falar na dificuldade que é para uma mãe entender que seu filho cresceu e é cada vez mais do Mundo, e cada vez menos seu.

Cadê o bebê que até outro dia eu carregava nos braços? Cadê o molequinho que ainda ontem dependia de mim pra tomar banho, pra se vestir, pra se alimentar?  

Foram 12 anos que, desculpem o clichê, voaram na velocidade da luz. Chego a duvidar que já exerço o papel de mãe há tanto tempo! Eram tantos os medos de não dar conta, de não saber cuidar da cria, de não conseguir educá-lo bem, de não ser uma boa mãe... Mas eis-me aqui hoje, 12 anos depois de viver o dia mais incrível da minha vida, com um rapazinho lindo, saudável, inteligente e cheio de personalidade ocupando o quarto ao lado, o que talvez signifique que, bem... eu dei conta!

Agora há pouco, depois do tradicional "parabéns da meia-noite", eu falei pra ele: "Filho, não temos mais criança nesta casa, agora você é um adolescente!", e então ele me olhou com aquela carinha de quem não tem muita certeza se isso é mesmo um bom negócio e me respondeu: "Tá, mãe... sou adolescente, mas adolescente da fase 1, vai com calma!"

Pois é... crescer dói, e acho que Zelão já sacou isso, tanto que ele mesmo quer ir com calma, e é assim que iremos, aliás foi assim que chegamos até aqui: construindo uma história juntos com muito amor e respeito, ensinando e aprendendo, cuidando um do outro sempre!

Eu sou na verdade uma pessoa muito privilegiada por ter o filho que tenho. Ele nunca me deu um pingo de trabalho, e talvez seja até por isso que eu nem senti o tempo passar. Meu Zelão é um menino de ouro, e quem o conhece sabe que essa afirmação não é apenas babação de mãe coruja. 

Ele é um ótimo filho, e já deu muitas demonstrações de que será um grande homem. O que mais eu poderia querer?

Por isso hoje tudo que eu desejo é que possamos continuar nesse caminho, que possamos continuar crescendo juntos e aprendendo a enfrentar a vida com sabedoria, dia após dia.

Muitas novidades estão por vir, muitas descobertas, muitas dúvidas, talvez alguma rebeldia, talvez alguns atritos... Mas a cumplicidade que construímos ao longo destes 12 anos há de ser mais forte que tudo, e o Fantasma da Adolescência há de se dissipar. Amém! =D


AMOR MAIOR DO MUNDO.

FELIZ ANIVERSÁRIO, 
MEU ADOLESCENTEZINHO LINDO!

Você é simplesmente DEMAIS!



2 comentários:

Regiane disse...

Nossa, é vc nessa foto??

Regiane disse...

Nossa, é vc nessa foto??