sábado, 30 de janeiro de 2010

Troca

Não tô comprando, nem vendendo, nem doando, nem recebendo doações. No momento, só estou aceitando troca. De preferência SEM troco. Porque esse negócio de troca com troco acaba deixando alguém em desvantagem. E desvantagem é o Freddy Krugger da vez, é a palavra do espanto, é tudo que me dá mais medo, é tudo do que eu mais quero fugir.

Porque viver em desvantagem é um saco, sabe? Não vou nem dizer que é insuportável porque não é, a gente pode muito bem passar a vida todinha no vermelho que, se não contar, muita gente nem vai perceber. Exceto, é claro, aquele nosso eu de verdade, que existe bem lá dentro e que, coitado, segura ou pelo menos tenta segurar todas as barras que criamos.

Estou falando de relações, caso ainda não tenha ficado claro.

Uma das constatações mais duras que tenho feito nos últimos tempos está relacionada a isso. A gente estabelece relações muito loucas na vida, algumas que não fazem o menor sentido quando olhamos assim, “de fora”, e o pior de tudo é que muitas vezes a conta é tão desencontrada que uma das partes acaba sempre perdendo, às vezes perdendo muito.

A verdade é que não dá certo comprar, nem vender, nem doar, nem receber doações. Porque zerar mesmo, a gente só zera com troca, e é isso que eu estou buscando, às custas de mudanças bruscas que, obviamente, serão mal interpretadas – não me iludo, não se iluda.

Me peguei pensando outro dia em quantas pessoas só me sugam, sabe? E nem estou falando daquela coisa mesquinha e planejada de quem faz isso “de propósito”, estou falando mesmo é de parasitas que sequer percebem o quão parasitas estão sendo. Isso vai desde aquela amiga que joga sempre um “Ah, você precisa organizar aquele jantar com a turma porque só você consegue organizar um evento deste porte” (e assim, numa jogada que tentadoramente parece lisonjeira – você é a líder da turma – acaba jogando mais uma vez uma tarefa chata e trabalhosa no seu colo), até aquele parente que vem sempre com um problema no qual você é especialista com o argumento de que “só alguém com a sua competência pode ajudar”.

Percebem como o sanguessuga vem quase sempre travestido de admirador? Porque isso facilita as coisas, né? Quem consegue dizer não depois de um elogio? Quem consegue dizer não quando as pessoas parecem fazer questão de deixar claro que SÓ VOCÊ pode resolver determinado problema, quando as pessoas fazem questão de (fingir) que você é insubstituível?

E aí a gente, besta que é, cai na tentação e acaba mantendo essa relação doente, em que uma parte está sempre tirando vantagem e a outra – olha o bicho papão aí, gente! – em total desvantagem. E isso tem um preço, e pra mim, esse preço é bem alto.

Cansei. Mas cansei mesmo, cansei muito, cansei totalmente. Odeio essa sensação de ser OTÁRIA e odeio perceber como as pessoas tem facilidade em me fazer de besta. Não quero mais, acabou, já era.

Estou tentando me afastar de algumas pessoas que não tem nada para me oferecer EM TROCA. É duro, porque existem variáveis que ficam ali te tentando a manter o caminho mais fácil do “Ah, não me custa nada mesmo”, mas preciso ser forte, preciso ser! Preciso manter o foco e analisar tudo matematicamente, se quiser obter os resultados exatos que preciso agora.

Eu quero gente que me desafie, eu quero gente que me enriqueça, eu quero gente que me mostre outras visões das coisas, eu quero gente que me conteste, eu quero gente que possa também me dar, sem ficar a vida inteira só tirando.

É doloroso, mas é hora de romper vínculos e parar de fazer negócios nada lucrativos. A lojinha está fechada, e só pode entrar quem souber a senha.

A partir de agora, só aceito TROCA.


** A título de esclarecimento, este texto já foi publicado em outros lugares há algum tempo, mas SIM, a autoria é minha e SIM, por razões que não vem ao caso, faz sentido publicá-lo aqui no meu cantinho agora.


6 comentários:

Tereza Jardim disse...

É duro aprender a dizer não. Não tenho absolutamente mais nada a acrescentar, você disse tudo, Fartinha!

Ana Elisa"Beth" disse...

Eu só vejo a vida assim, não há outra possibiidade. Sou boa mãe, esposa, mulherzinha, dona de casa. Quero ser mimada, respeitada, adulada, bancada. É assim que funciona. Pega o seu, me dá o meu. Faço por amor, por prazer, mas QUERO sim a minha parte.

Beeeeijo bem grande pra mais linda de todas as Fartas.

Anônimo disse...

Nossa!!!
Mandou muito bem!
Eu também tinha muita dificuldade em dizer NÃO.
Porque é cultural, certo???
" Temos que ser bons..."
CHEGA!
A base da TROCA, essa sim vale a pena!
Veja como as pessoas são dissimuladas, sempre querendo tirar alguma vantagem.QUE NOJO!
Muitas vezes com aquelas carinhas de anjo, mas no fundo no fundo, são pretas por dentro!
Cheias de traquejos e histórias comoventes ...
Ai ai...
Depois desta decisão MARA, a única coisa que resta é escutar esta música no último volume:

http://www.youtube.com/watch?v=r1oUkInCWk8

BJOOOO,

PRI

Anônimo disse...

Nossa!!!
Mandou muito bem!
Eu também tinha muita dificuldade em dizer NÃO.
Porque é cultural, certo???
" Temos que ser bons..."
CHEGA!
A base da TROCA, essa sim vale a pena!
Veja como as pessoas são dissimuladas, sempre querendo tirar alguma vantagem.QUE NOJO!
Muitas vezes com aquelas carinhas de anjo, mas no fundo no fundo, são pretas por dentro!
Cheias de traquejos e histórias comoventes ...
Ai ai...
Depois desta decisão MARA, a única coisa que resta é escutar esta música no último volume:

http://www.youtube.com/watch?v=r1oUkInCWk8

BJOOOO,

PRI

Sissi disse...

Difícil é encontrar pessoas sadias que saibam trocar, que saibam compartilhar. Mas é só cavar que encontramos! Beijos!

Anônimo disse...

Engraçado SIM e NÃO tem apenas 3 letrinhas igualmente, mas dizer Não é muito dificil as vezes né? Certa vc errada eu..rs..mas vou mudar!!rs
bjs saudade
Aninha Jacarei