quarta-feira, 30 de junho de 2010

Autoajuda barata... Ou, "Desenhando um Outdoor"

Estava recomendando o filme "Into the Wild" (imperdível!) a uma querida amiga esta noite, e ao ver o trailler ela destacou uma frase que a princípio parece piegas, mas que na verdade é da mais pura e simples sabedoria:

"Se você quer alguma coisa na vida, vá até lá e pegue-a".

Eu já vi o filme algumas vezes, está entre os meus preferidos, sempre faço muitas reflexões após assisti-lo, mas talvez justamente pela simplicidade desta citação, nunca me apeguei especificamente a ela. Hoje foi diferente.

Porque, olha, se tem uma coisa que me irrita profundamente nesta vida é passividade das pessoas. É essa mania que as elas tem de querer tudo, mas não fazer nada pra conseguir. É essa inércia coletiva que criou uma sociedade parasita onde as pessoas se preocupam muito mais em questionar / criticar as conquistas alheias do que alcançar suas próprias conquistas, onde as pessoas optam pelo caminho mais cômodo de não correr riscos e não se conformam com os louros das vitórias (ou até mesmo dos fracassos) daqueles que metem as caras e vão à luta.

Não mexer em time que está ganhando é uma atitude conservadora, mas minimamente inteligente. Agora, não mexer em time que só dá bola fora é estupidez, é burrice!

Mas muita gente opta por este caminho, aparentemente mais cômodo, além de lhes municiar do oportuno argumento "eu não estava jogando com um time bom, então não tive chances", ou, trocando em miúdos, "a vida não foi legal comigo".

Derrotismo. Passividade. Covardia. As pessoas não tem coragem de virar o disco, de mudar a trilha, de pegar outro caminho, de testar novas possibilidades. Ficam reféns de seus próprios medos e costumes, e limitam-se a uma vida medíocre, onde nada acontece, porque nenhum risco é assumido.

Essas mesmas pessoas costumam jogar a culpa de todas as suas frustrações nos outros: No Governo, na vontade Divina, na origem pobre, no namorado ou namorada que foi incompreensivo, nos amigos que lhes viraram as costas, nas oportunidades que não tiveram, e por aí vai.

Eu tenho preguiça de gente assim. Porque é esse tipo de gente que vive de cuidar da vida alheia, que vive de apontar os defeitos dos outros e diminuir as conquistas alheias, como forma de minimizar sua própria insignificância.

Gente que se vitimiza, mas não ousa dar a cara a tapa pra tentar virar o jogo. Gente passiva. Gente que passa pela vida sem fazer a menor diferença.

Não se enganem, meus queridos, o mundo está repleto desta espécie, e o que me assusta é perceber que eles multiplicam-se cada vez mais rápido, estão em todas as partes, na vizinhança, na carteira ao lado na faculdade, na mesa ao lado no trabalho, na sua lista de amigos das redes sociais, na sua família.

Viver é uma tarefa cada dia mais ingrata. Estamos cada vez mais expostos, e quanto mais nos destacamos, mais somos alvo da maledicência desta gentinha. Resistir é uma tarefa bem difícil, mas é possível. Há que se neutralizar os zeros à esquerda, dar a eles a importância que merecem - nenhuma - e seguir adiante em busca dos próprios ideais.

Bom Humor, Criatividade, Coragem, Ousadia e Flexibilidade são requisitos essenciais para que uma pessoa seja minimamente interessante, pelo menos pra mim.

E é destas pessoas que quero me cercar. É gente assim que quero perto de mim. Porque de Técnico burro, já nos basta o Dunga!

Sejamos Técnicos inteligentes das nossas próprias vidas, e busquemos aquilo que desejamos com todo o empenho, sem medo de arriscar e sem medo de errar, porque quem não erra não cresce, e eu não vim a este mundo pra ser um ser pequena, vazia, desinteressante!

Não quero o titulo de "certinha", abomino pessoas perfeitinhas, abomino pessoas que seguem regras cegamente e nunca contestam nada, não gosto de gente que simplesmente se conforma, sem sequer cogitar uma alternativa.

Prefiro quebrar a cara mil vezes pra acertar uma, do que nunca quebrar a cara, mas também nunca acertar.

Intensidade. Há que se viver intensamente.

A vida já é difícil o bastante pra gente passar por ela desapercebido. Eu, pelo menos, estou aqui pra fazer a diferença. Pra causar. Pra deixar minha marca. Às vezes (muitas vezes) cometer grandes erros, mas tentar sempre, e me acomodar jamais!

Sei que tudo isso parece autoajuda barata, mas as pessoas cegam para o óbvio, e às vezes a gente precisa desenhar. Desenhar um Outdoor.

Ninguém ganha na megasena se não jogar.

Você pode perder uns trocados apostando. Mas também pode ficar milionário.

É isso.

7 comentários:

LaDespistada disse...

Uau, Dona Farta! Pra variar, me tirou o fôlego!
Vou correndo pra lotérica!!!
Boa noite!!!

Ligia disse...

Não é autoajuda barata... é um princípio tão simples e que a maioria das pessoas não cumpre... concordo plenamente. As pessoas de maior sucesso são, principalmente, aquelas que fazem algo pela própria vida ao invés de gastar esse tempo reclamando.

Jacke Gense disse...

Realmente tudo que vc disse é verdade... Eu tbém não suporto gente que fica sentado esperando que as coisas caiam do céu e se não vem do jeito que eles querem vivem se lamuriando da vida... o negócio é correr atrás...

Quando li este post, lembrei de outro dia que estava na fila do ministério do trabalho e ouvi uma mulher (novinha por sinal), com uma criança no colo falando para outra que deveria ser amiga dela: "nois tamo ferrada agora... o lula vai sair e nao vamo mais ter o bolsa familia... é ele que dá pra nóis"...

gente encostada, acomodada... pq não vai estudar em vez de ficar querendo esmola do governo...

detesto gente assim!!!

PRONTO FALEI..rs

bjs..
Jacke

João Carlos disse...

Concordo plenamente com tudo que você disse, a vida é para ser vivida com intensidade.

Minha única ressalva é em relação ao Dunga!

Ele é um excepcional técnico e ainda vai nos trazer o Hexa! Anote aí!

E mais, ao contrário de muitos hipócritas, como você bem disse, ele não tem medo de falar o que pensa, mesmo que erre as vezes no processo!

Jor disse...

Sempre aprendo muito com você... te seguindo aqui ou nos outros lugares que te sigo (rs) sempre aprendo uma coisa nova ou percebo um algo mais. Você, como todas as grandes pessoas que passaram por minha vida, me faz abrir os olhos (literalmente) pra detalhes que eu até poderia deixar passar...
Desde que descobri seu blog sempre passo aqui e me delicio com as coisas que vc escreve, seja sobre sua vida, sobre suas impressões da vida, sobre um livro ou um filme. Muitas vezes fico tímida de escrevera, de me arriscar a deixar um comentário (rs olha o outdoor fazendo a diferença!)...
Hoje eu só queria te dizer um grande OBRIGADA. Obrigada por me abrir os horizontes vez ou outra, obrigada por me deixar participar dessa pessoa linda que é você!!

Fabi Lopes disse...

Dona Farta é uma daquelas (poucas) pessoas que quando você conhece tem vontade de virar melhor amiga e depois que conhece pessoalmente então, não quer mais largar.
Atrás daquele lindo sorriso se esconde uma mulher extremamente capaz, inteligente, sutil, única. SEMPRE bem-humorada, por onde passa planta sorrisos e colhe boas amizades. Afinal, com a Dona Farta ninguém pode e NADA a faz parar. E como pensar nela e não pensar no alto astral? Não existe..
O Blog é um espaço que podemos conhecer cada vez mais quem ela é e ainda mais, quem NÓS somos.

Obrigada pelas palavras que sempre alegram meus dias e minhas noites. E posso dizer que você é um grande exemplo, uma admiração, a implacável Dona Farta! :)

Jorge disse...

Realmente, a inércia é um problema sério. Mas tb acho que ele é muitas vezes influenciado pelo meio, para que tenhamos pessoas mais fáceis de serem controladas. O pior mesmo são as pessoas que preferem ser assim. Aquelas que tem condições, tudo na vida, mas preferem viver à sombra dos pais, parentes ou seja lá quem for.
Para essas pessoas, só o "Blues da Piedade" do Cazuza mesmo: "Vamos pedir piedade para essa gente careta e covarde".