sexta-feira, 6 de maio de 2011

Orgulho Multicolorido

Depois de acompanhar ao vivo pela internet a decisão histórica proferida pelo STF no começo da noite desse inesquecível 05 de Maio, fiquei aceleradíssima...

Um misto de sensação de alma lavada (tá, é só o começo, mas é "O Começo"), de orgulho por existirem juristas capazes de decisão tão sensível e corajosa, de alegria por saber que tantos amigos e amigas poderão se beneficiar e fazer valer seus direitos, e por ver finalmente o Judiciário, que anda tão desacreditado por mim (e pelas torcidas do Corinthians, do Flamengo, etc) atuando daquela maneira que eu sempre achei que deveria atuar: com isenção de moralismos, com coerência, com sobriedade, socorrendo democraticamente TODOS os cidadãos, independentemente de suas diferenças.

Foram lindos os discursos, e as fundamentações dos votos me deixaram arrepiada. Eu não queria estar em nenhum outro lugar que não na frente do notebook assistindo a transmissão online da sessão do STF de onde saíram frases como:

"Estamos construindo uma sociedade mais decente, porque uma sociedade decente não humilha seus integrantes" (citação da Ministra Ellen Gracie)

"Esse julgamento não é o ponto culminante, mas sim o ponto de partida para novas conquistas" (Ministro Celso de Mello)

"Reconheço que o direito à busca da felicidade representa derivação do princípio da dignidade da vida humana" (Ministro Celso de Mello)

"Não há qualquer fundamento legítimo que sustente o não reconhecimento do direito à união homoafetiva" (Ministro Celso de Mello)

"Não pode ser considerado um julgamento em favor de apenas alguns. Ganha toda a sociedade" (Ministro Celso de Mello)

"Atos que beneficiem apenas heterossexuais estão em franca incompatibilidade com a Constituição Federal" (Ministro Marco Aurélio)

"Homossexuais tem os mesmos deveres civis. Tem que ter os mesmos direitos civis também" (Ministro Luiz Fux)

"É preciso que certas obviedades sejam ditas e reafirmadas" (Ministro Celso de Mello)


Essas e muitas outras frases de efeito, por si só, resumem bem a ópera toda. O STF DESENHOU o que já consta na nossa Constituição Federal desde 1988, e eu espero sinceramente que todas essas afirmações e reflexões surtam, ainda que a longo prazo, o efeito que devem e precisam surtir na sociedade como um todo...

Foi lindo!

E eu fiquei emocionadíssima, porque se tem uma coisa na qual sempre acreditei e pela qual sempre tentei lutar foi isso: Incorporação dos homossexuais à sociedade comum, tirando-os da vida marginal em que muitos vivem totalmente contra a vontade, mas por necessidade diante da negligência do Estado em proteger seus direitos.

Eis que no meio da minha empolgação sou questionada pelo meu filho, que quer saber por que, de uma hora pra outra, fiquei tão "feliz".

Expliquei o assunto da maneira mais didática que consegui, e não precisei ir muito longe para que ele me interrompesse:

"Ah, entendi, mamãe... quer dizer então que agora um homem que casa com um homem e uma mulher que casa com uma mulher vão ser iguais os homens que casam com mulheres?"

Expliquei que não é exatamente casamento e sim união estával, mas que na prática, SIM, é mais ou menos isso, e então ele me interrompe mais uma vez:


"Ah, que bom, né, mamãe? Quem sabe agora as pessoas que tem homofobia param logo com essa besteira!".



ORGULHO MÁXIMO TOMOU CONTA DO MEU SER...

Abracei meu filho e disse que tenho muito orgulho por ele, na simplicidade dos seus 10 anos, entender uma coisa tão óbvia que tanta gente grande não entende, e chorei pela milésima vez no dia.

Sou sonhadora, sou idealista, tento manter-me fiel aos meus princípios e enquanto houver algo que eu possa fazer pra mudar o Mundo, FAREI.

Acredito que as únicas chances de salvarmos um Mundo tão doente residem no trabalho de formiguinha que todos podemos (e devemos) fazer no universo de nossas casas. Vejo crianças da idade do meu filho já extremamente preconceituosas e intolerantes, e chego bem perto da desesperança total. Mas ouvir uma frase como essa que o meu filho disse funciona como um turbo para que eu renove minhas esperanças e siga lutando por aquilo que acredito.

Voltando ao STF, não devemos perder de vista que 10 senhorzinhos e senhorinhas (com todo o respeito aos Ministros) que tinham tudo para serem conservadores, tomaram uma decisão profundamente sensível e justa. Apesar de suas crenças pessoais (e tenho certeza que cada um dos Ministros tem sua própria fé, seus próprios conceitos de moral, etc), colocaram o RESPEITO às diferenças e o tratamento igualitário a TODOS os cidadãos como questão preponderante para configuração de uma sociedade mais justa, e isso é uma grande e importante lição!

Dia 05 de Maio de 2011 ficará gravado como o dia em que os casais homossexuais tiveram assegurados seus direitos decorrentes das uniões homoafetivas que vivem ou pretendam viver.

E ficará gravado também como o dia em que os "velhinhos do STF", assim como uma criança de 10 anos (meu filho, que orgulho!), expressaram de maneira incontestável, cada um do seu jeito - com palavras rebuscadas, citando Platão, ou com expressões simples e coloquiais como no caso do meu filho - que:

nada na vida é mais importante do que o
AMOR AO PRÓXIMO.


E só há amor se houver respeito.
Só há amor se houver tolerância.
Não devemos esquecer disso. JAMAIS!

É nesse mundo que eu quero viver, e é por ele que vou lutar, sempre!

PELO PODER DO ARCO-ÍRIS!!!


2 comentários:

Marcio Claesen disse...

Lindo post, lindona!

Também nem acreditei ao ver o STF atuando como sempre imaginamos. Nem no melhor dos meus sonhos poderia imaginar que fosse assim (com placar de 10x0) e ainda com tantas frases históricas, livres de preconceito. Deu um orgulhinho danado desses nossos magistrados.
E sua cria está à altura da mãe que tem. Lindíssima família! ;-)

Arthur disse...

Lindo post! Eu compartilho com você a alegria e a excitação nos dois últimos dias.
E que orgulho de você e do Lucas! Amo vocês!