quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sorria! Você está sendo [filmada] Acompanhada!

Estava eu hoje toda alegre estressada e retumbante mal-ajambrada na reunião de pais do colégio da cria, vestida como uma mendiga em dias de inverno (leia-se com agasalho que não combina com a calça, que não combina com o tênis, que não combina com nada) e de cara lavada sem nem ao menos um gloss pra aliviar a aparência de lavadeira (definitivamente foi um dia difícil, e encarar reunião de pais à noite não foi exatamente o que sonhei pra mim), quando de repente uma elegante mulher que tomava café ali no hall das salas de aula me aborda:

"De onde eu te conheço?"

Engoli o pedaço de bolo meio no susto, tomei outro gole de café e saí logo na defensiva, meio tensa e meio brincando:

"Aimeudeus, que medo!!!"
(nunca se sabe, né? esse negócio de "te conheço de onde" já é tenso, e quando alguém te diz isso justamente no dia em que você está mais bagaceira, tem total cara de ser mau sinal!)

Mas a simpática e sorridente moça continuou, demonstrando pouco se importar com minha aparência de mendiga:

"Você não é a Dona Farta, do Blog?"

Por uma fração de segundos me esqueci completamente do meu estado deplorável, estufei o peito toda orgulhosa e confirmei: "Sou eu mesma! Quer um autógrafo?" (mentira, a segunda parte eu não falei, só pensei tontamente, porque sempre me sinto "a celebridade" quando alguém me reconhece pelo blog ou por alguma rede social. Sou besta (x)sim ou (x)com certeza? hehehe)

Anyway...

Este tipo de situação já aconteceu comigo algumas vezes, e eu sempre acho o máximo, fico toda boba, especialmente porque em todas as vezes as pessoas disseram acompanhar meu blog e gostar do que eu escrevo, como aconteceu hoje.

Não que eu me sinta importante, ou celebridade, ou qualquer coisa do gênero, não! Eu estava, obviamente, fazendo piada sobre isso. Mas fico toda orgulhosa porque é nessas horas que eu vejo que existem pessoas que efetivamente lêem o que eu escrevo, que param alguns minutos de seus preciosos tempos para lerem meus devaneios, e eventualmente até se identificam com eles. Ter este feedback é muito legal!

Tenho este blog há mais de 5 anos sem nenhuma outra pretensão que não seja exclusivamente ter um cantinho para guardar meus escritos, mas obviamente ser lida dá todo um outro sentido ao exercício de escrever.

Além do mais, considerando que aqui eu exponho pontos de vista e opiniões nem sempre comuns / convencionais sobre a vida de um modo geral, considerando o teor "polêmico" de alguns textos, considerando essa minha personalidade meios descontrolada e visceral demais, que transparece muito em tudo que escrevo, encontrar pessoas que de alguma maneira compartilham e se identificam com o turbilhão Dona Farta é um alento delicioso!

No fim das contas todo mundo é mesmo uma Ilha, mas ilhas podem se agrupar naturalmente em arquipélagos segundo semelhanças inimagináveis, improváveis, impossíveis.

Não é só o óbvio que nos une. O óbvio às vezes, aliás, nos DESUNE. E encontrar o contraponto disso é um exercício bem interessante. E abre todo um universo de possibilidades.

Às vezes fico tentando imaginar quem são as pessoas que passam por aqui de vez em quando, e que param para ler os meus escritos, mesmo sem saber exatamente quem sou eu. Hoje, numa demonstração de como o mundo é mesmo minúsculo, encontrei uma dessas pessoas no colégio do meu filho. Gosto da ideia de que situações parecidas podem acontecer novamente a qualquer momento, em qualquer lugar.

Aliás, gosto mesmo é da ideia de que situações parecidas podem acontecer - e efetivamente acontecem - a qualquer momento NA VIDA, lato sensu. É das conexões menos óbvias, mais imprevistas e mais improváveis que podem acabar surgindo os arquipélagos mais interessantes, aqueles que renderão muuuuuuuita matéria pra Discovery Channel e National Geographic nenhum botar defeito!
 

(Ok, mais uma vez viajei nas metáforas nonsenses, e hoje tô pirando com esse negóZdi arquipélago que sei nem de onde surgiu, mas, ahhhh... vocês entenderam, que eu sei! É isso!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou tão orgulhosa de fazer parte da sua escrita!!!! E repito: já era sua fã, agora muito mais!!! Beijo grande pra você

Radoika Balcacer