terça-feira, 16 de junho de 2009

Proposta a (alguns) leitores

Considerando o teor de comentários (anônimos, claro!) recebidos aqui no Blog recentemente, gostaria de propor a (alguns) leitores que ainda não entenderam o propósito dos meus posts um pequeno exercício de "interpretação de texto".

Sabe, aquilo que a gente estudava na escola, lá no Ensino Fundamental?

Pois então! Interpretação de texto faz toda a diferença, não só na leitura do meu Blog, mas principalmente na leitura da vida!

Fico impressionada, espantada e assustada com a incapacidade que algumas pessoas tem de ir além do óbvio, de ir além do que está escrito e desvendar a verdadeira intenção por trás de meia dúzia de palavras.

Eu sempre fiz essa analogia e muitas vezes fui incompreendida, mas a verdade é que o nosso país padece de um problema crônico de péssima (pra não dizer nula) interpretação de texto.

Problema este que acarreta a eleição dos políticos errados ano após ano, problema este que é o responsável pela falta de identidade do povo e pela cultura do "maria-vai-com-as-outras", problema este que é o grande responsável pelo enorme poder que se encontra hoje nas mãos das mídias de massas, que manipulam a opinião pública a seu bel prazer, porque ninguém quer ter o trabalho de interpretar coisas/fatos/notícias complexas para formar sua própria opinião, então é mais fácil comprar o que já vem pronto.

É meio constrangedor ter que explicar isso como se eu estivesse me dirigindo a uma classe pré-primária, mas quando digo que "meu pai dirige mal", se você inserir a afirmação no contexto do que foi postado e tiver um mínimo de interpretação óbvia vai entender que eu nem estava falando só sobre ele, muito menos estava falando mal dele (sem contar que existem ressalvas explícitas no próprio post, nem precisaria de interpretação pra entender isso!);

O mesmo vale para quando eu mando um "como tem gente feia no mundo!". Não é óbvio que eu quero dizer muito mais do que isso? Um tiquinho de interpretação já não deixaria claro que o post faz uma crítica ácida e bem humorada ao comportamento acomodado de uma parte da população?

Você pode até não gostar do texto, achar que eu escrevo pessimamente mal, tem todo o direito de me achar um fiasco e tudo o mais que quiser. Só não precisa subestimar a MINHA inteligência e achar que eu só sei escrever se for sempre literal.

Interpretação de texto, meus queridos, interpretação de texto! Porque se vocês não conseguem entender nem mesmo as bobagens que eu escrevo por aqui, tenho realmente medo do que devem pensar quando leem o jornal, quando leem um livro, quando leem um poema (se é que leem).

Trabalhem isso nem que seja pra voltar aqui a destruir qualquer um dos meus posts. Eu adoraria ser confrontada e criticada com argumentos adequados e coerentes, que demonstrassem um raciocínio minimamente acima do literal.

Fica a dica!

(E obrigada pela audiência, sempre!)

(Ah, sim, só pra constar: Qualquer um que já leu outros posts aqui no Blog sabe muito bem que na maior parte do tempo EU MESMA sou o alvo dos meus textos - seja em uma piada escrachada ou até mesmo em uma autocrítica impiedosa. Digo sempre que não quero nunca perder a capacidade de rir das minhas mazelas, e isso sim é algo que levo muito a sério.
Só pra constar.)

4 comentários:

Nayara Menezes disse...

Oi fartissímaaaaaa...fico aqui até quinta 14 horas! VAmos nos encontrar! Qual o seu tel...Acho que amnha vou na 25v de nuevo...Ah quero ir na coisa da Doris tbm...VAmos? Bjos! ....hahahahahha!

Carol Tavares disse...

CAROL2703@DonaFarta Alguem q envie para ela: tratamento para gastrite TERAPIA DO LIMAO, trat natural e q da supercerto..dificil 'e conseguir fazer

Jacke Gense disse...

Nossa mulher.. vc sumiu! Por onde andas?

bjs
Jacke
www.oquetemhoje.blogspot.com

Jacke Gense disse...

Nossa mulher.. vc sumiu! Por onde andas?

bjs
Jacke
www.oquetemhoje.blogspot.com