
Já fui uma pessoa mais disciplinada no assunto Cinema, mas há algum tempo não dou mais conta de acompanhar o ritmo frenético dos lançamentos, e muitos filmes aclamados e premiados nos últimos anos eu não vi até hoje...
Mas fiz um esforço danado nos últimos dias pra não ficar por fora do assunto Oscar 2011, e consegui ver pelo menos os 10 indicados à principal categoria - Melhor Filme, sobre os quais vou tecer brevíssimos comentários abaixo, na minha ordem de preferência, pra então depois lançar meus palpites.
CISNE NEGRO
Uma delicada e obsti

Meu preferido dentre os concorrentes, é um filme ousado e corajoso especialmente por usar o elemento sexo como forma de extravazamento dos instintos mais primitivos do ser humano. Destaque para a atuação visceral de Vincent Cassel (que na minha opinião devia concorrer ao prêmio de ator coadjuvante), e para a entrega da belíssima Natalie Portman, um espetáculo à parte.
BRAVURA INDÔMITA
Uma adolescente d

O principal mérito desse delicioso western dos Irmãos Cohen (que soube depois ser a refilmagem de um cássico dos anos 60) é justamente ser delicioso mesmo sendo western, um estilo que eu, particularmente, nunca gostei. As mais marcantes características dos diretores estão visíveis desde o primeiro minuto, para quem gosta do estilo ácido dos Cohen é um deleite, mas o ponto alto fica mesmo por conta do elenco, com a surpreendente atuação da jovem atriz que interpreta a menina Mattie e o carisma indiscutível de Jeff Bridges na pele do xerife beberrão Rooster.
TOY STORY 3
Brilhante continua

Toy Story 3 fez 10 entre 10 marmanjos chorarem no cinema. É um filme delicado, de mensagens tão profundas que em determinado momento esquecemos que estamos diante de uma animação fantasiosa e mergulhamos na "alma" dos personagens. Tudo isso sem perder a graça dos carismáticos personagens - e alguns novos impagáveis, como o boneco metrossexual Ken, e as ótimas sacadas que rendem fartas gargalhadas.
O VENCEDOR
Basea

O maior mérito deste filme, na minha opinião, é conseguir abordar de uma maneira tão humana os conflitos familiares que envolvem os personagens, apesar do tema tão violento como o mundo do boxe. Sem dúvida é mais uma daquelas histórias de superação que já vimos em tantos outros filmes do gênero, mas temos aqui o "plus" de um elenco brilhante que seduz e comove o espectador em cada cena. Fiquei encantada com Christian Bale magérrimo e acabadérrimo na pele do irmão viciado em crack Dicky, que tem que lidar com a dura consciência de ter sido responsável por seu próprio destino infeliz sem perder o entusiasmo necessário para estimular a carreira do irmão.
127 HORAS
Baseado

Mais uma vez, temos uma história de superação que já é extraordinária por si só - um alpinista tendo que lidar com a iminência da morte no "meio do nada", sem que ninguém saiba onde ele está. O filme poderia cair na mesmice de vários outros de histórias similares que já foram lançados, e é aí que entra o seu grande diferencial: A maneira como o real e o imaginário do protagonista são lançados na tela, e o conflito entre lucidez e loucura que vão conduzindo-o ao desfecho extremo. Destaque também para a atuação inspiradíssima de James Franco, não àtoa indicado ao prêmio de melhor ator.
O DISCURSO DO REI
Conta a história do R

É sem dúvida um filme belíssimo, sob todos os aspectos - especialmente os técnicos. Mas ao mesmo tempo é morno, linear, por assim dizer. Seu maior mérito, com certeza, é a brilhante atuação do elenco. Colin Firth apaixonante como o Rei que usa uma falsa dureza pra esconder sua fragilidade e amabilidade. Geoffrey Rush brilhante, como sempre, protagonizando os melhores diálogos dentro de seu "consultório" enquanto quebra a resistência do Rei. E a sempre elegantérrima e quase blasé Helena Bonham Carter na pele da devotada esposa que não desiste das possibilidades apesar da resistência do marido.
INVERNO DA ALMA
Ree Dolly é uma j

Não tenho muito o que dizer sobre "Inverno da Alma". É um filme triste, sobre pessoas tristes com histórias tristes. Ainda não sei se gostei ou não, mas sem dúvida a jovem atriz que interpreta a protagonista é brilhante e merece muito a indicação que recebeu ao prêmio de melhor atriz!
A ORIGEM
Don Cobb é

"Um filme muito bem feito" é tudo que tenho a dizer sobre Inception. Gostei bastante, essa coisa meio "Ocean's Eleven" de formar um bando para traçar uma estratégia criminosa com fins maiores costuma render bons filmes, e a qualidade técnica de "A Origem" acaba colocando-o num patamar superior dentro desta "categoria".
A REDE SOCIAL
Filme que c

Não consigo entender todo o alvoroço que rolou em torno de "A Rede Social". Na minha opinião, é um filme bem feito, etc e tal, mas apenas e tão somente isso. Uma história interessantíssima, sem dúvida, que tem ligação direta com o nosso cotidiano e por isso provoca tanto interesse, mas é apenas mais uma história, como tantas outras, contada de maneira competente. Um filme bom. Interessante. E ponto.
MINHAS MÃES E MEU PAI
Nic e Julie vêem o

Eu tenho um birra muito grande com esse filme, e talvez por isso acabe sendo um pouco injusta, mas o fato é que não vejo nele méritos nem dentro do que se propõe a ser - um filme liberal que trata abertamente do casamento homossexual de maneira isenta, nem como obra cinematográfica propriamente dita. Um desperdício, aliás, já que qualquer filme com o trio de feras Annete Bening, Julianne Moore e Mark Ruffalo renderia, em tese, ótimos resultados, mas não é o que vemos aqui. Cai no clichê óbvio em vários momentos, reforça estereótipos desnecessários, e acaba não funcionando nem mesmo como entretenimento. Uma boa ideia mal desenvolvida, eu diria. Uma pena!
= = = = =
Vamos então aos meus palpites para as principais categorias:
MELHOR FILME:
Estou torcendo para: Cisne Negro
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei
*mas nesta categoria o achômetro tá bem equilibrado, acho que tudo pode acontecer...
MELHOR DIRETOR:
Estou torcendo para: Darren Aronofsky (Cisne Negro)
Acho que vai ganhar: David Fincher (A Rede Social)
MELHOR ATOR:
Estou torcendo para: Javier Bardem (Biutiful)
* mas nem vi o filme, e minha torcida aqui deve-se exclusivamente ao fato de eu ser fã de Javier a ponto de apostar nele "de olhos fechados"...
Acho que vai ganhar: Colin Firth (O Discurso do Rei)
MELHOR ATRIZ:
Estou torcendo para: Natalie Portman (Cisne Negro)
Acho que vai ganhar: Natalie Portman (Cisne Negro)
* Vi apenas 3 das 5 concorrentes, e dentre as 3 que vi, não tem como não dar Natalie!
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Estou torcendo para: Christian Bale (O Vencedor)
Acho que vai ganhar: Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Estou torcendo para: Melissa Leo (O Vencedor)
Acho que vai ganhar: Melissa Leo (O Vencedor)
* esta categoria é quase uma barbada, e apesar do ótimo desempenho das concorrentes, Melissa Leo é absoluta como a mãe e aspirante a empresária dos boxeadores. Tem que levar!
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Estou torcendo para: O Vencedor
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
Estou torcendo para: Bravura Indômita
Acho que vai ganhar: A Rede Social
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
Estou torcendo para: Toy Story 3
Acho que vai ganhar: Toy Story 3
MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA:
Estou torcendo para: Biutiful (México)
Acho que vai ganhar: Biutiful (México)
* e aqui é puro chute, não vi nenhum dos concorrentes! Team Javier Bardem!
MELHOR DOCUMENTÁRIO:
Estou torcendo para: Lixo Extraordinário (Brasil)
Acho que vai ganhar: Lixo Extraordinário (Brasil)
* aqui nem é chute, é torcida e pensamento positivo mesmo! rs
MELHOR TRILHA SONORA:
Estou torcendo para: 127 Horas
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
Estou torcendo para: We Belong Together (Toy Story 3)
Acho que vai ganhar: We Belong Together (Toy Story 3)
MELHOR FOTOGRAFIA:
Estou torcendo para: Bravura Indômita
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei
(As demais categorias são técnicas demais até para eu palpitar...)
Então é isso... hora de preparar o cafofo para assistir a cerimônia de logo mais...
Beijos Fartos, e bom OSCAR!!!