domingo, 27 de fevereiro de 2011

And the Oscar goes to...


Já fui uma pessoa mais disciplinada no assunto Cinema, mas há algum tempo não dou mais conta de acompanhar o ritmo frenético dos lançamentos, e muitos filmes aclamados e premiados nos últimos anos eu não vi até hoje...

Mas fiz um esforço danado nos últimos dias pra não ficar por fora do assunto Oscar 2011, e consegui ver pelo menos os 10 indicados à principal categoria - Melhor Filme, sobre os quais vou tecer brevíssimos comentários abaixo, na minha ordem de preferência, pra então depois lançar meus palpites.


CISNE NEGRO
Uma delicada e obstinada bailarina fica cara a cara com o seu próprio lado obscuro ao ser desafiada a interpretar "O Lago dos Cisnes".
Meu preferido dentre os concorrentes, é um filme ousado e corajoso especialmente por usar o elemento sexo como forma de extravazamento dos instintos mais primitivos do ser humano. Destaque para a atuação visceral de Vincent Cassel (que na minha opinião devia concorrer ao prêmio de ator coadjuvante), e para a entrega da belíssima Natalie Portman, um espetáculo à parte.









BRAVURA INDÔMITA
Uma adolescente de 14 anos quer vingar a morte do seu pai, e para isso contrata um "xerife" local para encontrar o assassino, com a condição de participar da jornada para certificar-se de que a missão será mesmo cumprida.
O principal mérito desse delicioso western dos Irmãos Cohen (que soube depois ser a refilmagem de um cássico dos anos 60) é justamente ser delicioso mesmo sendo western, um estilo que eu, particularmente, nunca gostei. As mais marcantes características dos diretores estão visíveis desde o primeiro minuto, para quem gosta do estilo ácido dos Cohen é um deleite, mas o ponto alto fica mesmo por conta do elenco, com a surpreendente atuação da jovem atriz que interpreta a menina Mattie e o carisma indiscutível de Jeff Bridges na pele do xerife beberrão Rooster.





TOY STORY 3
Brilhante continuação da saga dos brinquedos que ganham vida, neste filme temos um novo cenário, já que o menino Andy cresceu e decidiu doar seus brinquedos a uma creche. Novas aventuras serão vividas por Buzz Light Year, Woody e companhia, enquanto eles (e os espectadores) descobrem que alguns laços podem durar mais do que se imagina.
Toy Story 3 fez 10 entre 10 marmanjos chorarem no cinema. É um filme delicado, de mensagens tão profundas que em determinado momento esquecemos que estamos diante de uma animação fantasiosa e mergulhamos na "alma" dos personagens. Tudo isso sem perder a graça dos carismáticos personagens - e alguns novos impagáveis, como o boneco metrossexual Ken, e as ótimas sacadas que rendem fartas gargalhadas.





O VENCEDOR
Baseado em fatos reais, conta a história do boxeador Mikey Ward e sua luta para conquistar o título mundial que seu irmão Dicky Ward desperdiçou anos antes, quando sucumbiu ao mundo das drogas.
O maior mérito deste filme, na minha opinião, é conseguir abordar de uma maneira tão humana os conflitos familiares que envolvem os personagens, apesar do tema tão violento como o mundo do boxe. Sem dúvida é mais uma daquelas histórias de superação que já vimos em tantos outros filmes do gênero, mas temos aqui o "plus" de um elenco brilhante que seduz e comove o espectador em cada cena. Fiquei encantada com Christian Bale magérrimo e acabadérrimo na pele do irmão viciado em crack Dicky, que tem que lidar com a dura consciência de ter sido responsável por seu próprio destino infeliz sem perder o entusiasmo necessário para estimular a carreira do irmão.




127 HORAS
Baseado em fatos reais, retrata as 127 horas (ou cerca de 5 dias) que o alpinista Aron Ralston passou preso na fenda de uma montanha em Utah, com uma pedra esmagando seu braço direito.
Mais uma vez, temos uma história de superação que já é extraordinária por si só - um alpinista tendo que lidar com a iminência da morte no "meio do nada", sem que ninguém saiba onde ele está. O filme poderia cair na mesmice de vários outros de histórias similares que já foram lançados, e é aí que entra o seu grande diferencial: A maneira como o real e o imaginário do protagonista são lançados na tela, e o conflito entre lucidez e loucura que vão conduzindo-o ao desfecho extremo. Destaque também para a atuação inspiradíssima de James Franco, não àtoa indicado ao prêmio de melhor ator.





O DISCURSO DO REI
Conta a história do Rei George VI, que tem que assumir o trono após a morte do pai e a renúncia do irmão mais velho, e enfrentar seu maior inimigo: a gagueira, que o impede de discursar.
É sem dúvida um filme belíssimo, sob todos os aspectos - especialmente os técnicos. Mas ao mesmo tempo é morno, linear, por assim dizer. Seu maior mérito, com certeza, é a brilhante atuação do elenco. Colin Firth apaixonante como o Rei que usa uma falsa dureza pra esconder sua fragilidade e amabilidade. Geoffrey Rush brilhante, como sempre, protagonizando os melhores diálogos dentro de seu "consultório" enquanto quebra a resistência do Rei. E a sempre elegantérrima e quase blasé Helena Bonham Carter na pele da devotada esposa que não desiste das possibilidades apesar da resistência do marido.




INVERNO DA ALMA
Ree Dolly é uma jovem de 17 anos que tem nas costas o duro encargo de cuidar de uma família desestruturada - a mãe enlouqueceu e os 2 irmãos são ainda muito pequenos. Diante da iminência de perder a casa onde vivem - o pai, em liberdade condicional, ofereceu-a como fiança e desapareceu - Ree precisa investigar sozinha o que aconteceu para tentar salvar sua família do desabrigo.
Não tenho muito o que dizer sobre "Inverno da Alma". É um filme triste, sobre pessoas tristes com histórias tristes. Ainda não sei se gostei ou não, mas sem dúvida a jovem atriz que interpreta a protagonista é brilhante e merece muito a indicação que recebeu ao prêmio de melhor atriz!







A ORIGEM
Don Cobb é um especialista em invadir mentes humanas durante o sono, quando estão mais vulneráveis, para então extrair segredos do seu subconsciente. Recebe então uma missão desafiadora, através da qual terá que usar seu método para implantar uma ideia no subconsciente de uma pessoa, e não extrair, como faz habitualmente. Forma uma equipe de "especialistas" na engenharia dos sonhos e embarca nesta arriscada missão, com consequências surpreendentes.
"Um filme muito bem feito" é tudo que tenho a dizer sobre Inception. Gostei bastante, essa coisa meio "Ocean's Eleven" de formar um bando para traçar uma estratégia criminosa com fins maiores costuma render bons filmes, e a qualidade técnica de "A Origem" acaba colocando-o num patamar superior dentro desta "categoria".





A REDE SOCIAL
Filme que conta a história da criação do Facebook e de seu criador, o mais jovem milionário da história: Mark Zuckerberg.
Não consigo entender todo o alvoroço que rolou em torno de "A Rede Social". Na minha opinião, é um filme bem feito, etc e tal, mas apenas e tão somente isso. Uma história interessantíssima, sem dúvida, que tem ligação direta com o nosso cotidiano e por isso provoca tanto interesse, mas é apenas mais uma história, como tantas outras, contada de maneira competente. Um filme bom. Interessante. E ponto.










MINHAS MÃES E MEU PAI

Nic e Julie vêem o sossego de sua vida familiar em risco quando os filhos adolescentes decidem investigar quem é o pai biológico de ambos, concebidos por inseminação artificial. A entrada do pai na vida da família provoca abalos além dos esperados, chegando a colocar em cheque a sólida relação das protagonistas.
Eu tenho um birra muito grande com esse filme, e talvez por isso acabe sendo um pouco injusta, mas o fato é que não vejo nele méritos nem dentro do que se propõe a ser - um filme liberal que trata abertamente do casamento homossexual de maneira isenta, nem como obra cinematográfica propriamente dita. Um desperdício, aliás, já que qualquer filme com o trio de feras Annete Bening, Julianne Moore e Mark Ruffalo renderia, em tese, ótimos resultados, mas não é o que vemos aqui. Cai no clichê óbvio em vários momentos, reforça estereótipos desnecessários, e acaba não funcionando nem mesmo como entretenimento. Uma boa ideia mal desenvolvida, eu diria. Uma pena!

= = = = =

Vamos então aos meus palpites para as principais categorias:

MELHOR FILME:
Estou torcendo para: Cisne Negro
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei
*mas nesta categoria o achômetro tá bem equilibrado, acho que tudo pode acontecer...

MELHOR DIRETOR:
Estou torcendo para: Darren Aronofsky (Cisne Negro)
Acho que vai ganhar: David Fincher (A Rede Social)

MELHOR ATOR:
Estou torcendo para: Javier Bardem (Biutiful)
* mas nem vi o filme, e minha torcida aqui deve-se exclusivamente ao fato de eu ser fã de Javier a ponto de apostar nele "de olhos fechados"...
Acho que vai ganhar: Colin Firth (O Discurso do Rei)

MELHOR ATRIZ:
Estou torcendo para: Natalie Portman (Cisne Negro)
Acho que vai ganhar: Natalie Portman (Cisne Negro)
* Vi apenas 3 das 5 concorrentes, e dentre as 3 que vi, não tem como não dar Natalie!

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Estou torcendo para: Christian Bale (O Vencedor)
Acho que vai ganhar: Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Estou torcendo para: Melissa Leo (O Vencedor)
Acho que vai ganhar: Melissa Leo (O Vencedor)
* esta categoria é quase uma barbada, e apesar do ótimo desempenho das concorrentes, Melissa Leo é absoluta como a mãe e aspirante a empresária dos boxeadores. Tem que levar!

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Estou torcendo para: O Vencedor
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
Estou torcendo para: Bravura Indômita
Acho que vai ganhar: A Rede Social

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
Estou torcendo para: Toy Story 3
Acho que vai ganhar: Toy Story 3

MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA:
Estou torcendo para: Biutiful (México)
Acho que vai ganhar: Biutiful (México)
* e aqui é puro chute, não vi nenhum dos concorrentes! Team Javier Bardem!

MELHOR DOCUMENTÁRIO:
Estou torcendo para: Lixo Extraordinário (Brasil)
Acho que vai ganhar: Lixo Extraordinário (Brasil)
* aqui nem é chute, é torcida e pensamento positivo mesmo! rs

MELHOR TRILHA SONORA:
Estou torcendo para: 127 Horas
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
Estou torcendo para: We Belong Together (Toy Story 3)
Acho que vai ganhar: We Belong Together (Toy Story 3)

MELHOR FOTOGRAFIA:
Estou torcendo para: Bravura Indômita
Acho que vai ganhar: O Discurso do Rei


(As demais categorias são técnicas demais até para eu palpitar...)


Então é isso... hora de preparar o cafofo para assistir a cerimônia de logo mais...

Beijos Fartos, e bom OSCAR!!!

Nenhum comentário: