sexta-feira, 6 de março de 2009

Tá CoLLorido, Tá Tudo CoLLorido!

Pois é.

Lá está eLLe. Depois de anos e anos, retomando uma posição importante no cenário político nacional.

Fernando Collor de Mello venceu as eleições internas do Senado e presidirá a Comissão de Infraestrutura da Casa.

Recebeu 13 votos de seus pares, contra 10 recebidos pela sua oponente, a Senadora Petista Ideli Salvatti.

E aí eu venho aqui, neste espaço que costuma ser divertido e leve para mais uma vez falar sobre um assunto que quase ninguém gosta - Política.

Sei que não é o melhor assunto do mundo mas, por um minuto, reflitam comigo:

Collor foi eleito para a tal comissão, e imediatamente pipocaram notícias, notas e comentários de jornalistas e não-jornalistas. Fala-se do assunto nos jornais, na mídia de um modo geral, nos Blogs, nas rodinhas de conversa, em todo canto a gente escuta alguém demonstrando absoluta indignação com a eleição do cara, todo mundo horrorizado, todo mundo falando que o Brasil é isso e aquilo, que não tem mais jeito, blablabla, todo mundo "revoltadinho" como manda o figurino.

Mas, péraí. Trata-se de uma eleição legítima, ué! Isso ninguém pode contestar!

Sim, porque Fernando Collor de Mello é um Senador eleito pelo estado de Alagoas democraticamente. Foi eleito pelo POVO e por isso está lá no Senado Federal, ocupando sua cadeira na qualidade de representante do POVO ALAGOANO, com os mesmos direitos de todos os outros Senadores que lá estão, incluindo-se aí o direito de disputar as eleições internas para presidência de Comissões e afins.

Estou aqui dizendo que acho que ele é um político-herói, um mártir da honestidade e que merece estar onde está??? Claro que NÃÃÃÃÃÕ, e não confundam alhos com bugalhos.

Acontece, minha gente, que ele foi ELEITO democraticamente. Pelo POVO. Está onde está porque o POVO QUIS. O mesmo POVO que agora fica resmungando pelos cantos e dizendo que o Brasil é o país do absurdo.

E aí eu pergunto:

Por que raios, então, o POVO votou em Collor para Senador???

Como pode uma pessoa com o passado de Fernando Collor de Mello ter sido eleito para ocupar um cargo tão importante como o de Senador da República???

Há explicação lógica para isso? Claro que não!

Mas não podemos vir agora contestar a eleição do Senador para a presidência da tal comissão porque, uma vez eleito, ele é dotado de direitos tanto quanto seus pares, e assim como sua eleição para Senador foi legítima, sua eleição para a presidência da comissão também o foi.

E digo mais. Collor elegeu-se com o apoio do presidente do Senado José Sarney, do líder peemedebista Renam Calheiros e toda a sua corja de "aliados", que também está lá no Senado legitimamente, ELEITA PELO POVO!

Aí eu pergunto, mais uma vez:

Será que o POVO concorda com isso? E se não concorda, POR QUE raios ELEGEU estes políticos (todos "raposas velhas") para representá-lo no Senado?

POR QUÊ?

POR QUÊ?

POR QUÊ?

Acho que é porque o POVO não sabe votar, né? A tão falada falta de memória política...

(Brilhante conclusão, Dona Farta! Óh! Descobriste a abóbora!)

Ok. Ok. Estou chovendo no molhado. Disso todo mundo já sabe.

Fomo nós, o POVO, que colocamos esses infelizes lá no Senado (e me incluam fora dessa porque eu não voto em raposa velha mas nem morrrrta, mesmo que ela seja uma boa raposa velha!).

E cada POVO tem os líderes que merecem, ou, no nosso caso, que elegem.

A eleição de Fernando Collor de Mello para a presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado foi escolha de cada uma das pessoas que votou nele para Senador, e de cada uma das pessoas que votou nos 13 outros Senadores que votaram em Collor para a citada presidência.

Simples assim. A responsabilidade é nossa, do POVO, e não dos políticos, como costumamos dizer. Somos nós que temos o poder de colocá-los e tirá-los de lá, e exercitamos esse poder toda vez que participamos de um processo eleitoral.

Tudo poderia ser diferente, se este mesmo povo que hoje reclama das consequências da própria escolha, fosse um pouco mais consciente e aprendesse a votar direito da próxima vez. Sai eleição, entra eleição e eu não consigo me conformar que políticos do naipe dos citados permaneçam no poder pelo voto do povo.

Mas é o reflexo de nossas escolhas, e, portanto, o que merecemos, pelo menos por ora. Triste, mas é a verdade.

E, para finalizar, fica a pergunta:

Será que estas mesmas pessoas que reclamam tanto agora da eleição de Collor na Comissão vão se lembrar deste episódios nas próximas eleições?

Será???

Nenhum comentário: