segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Olá, Ano Novo! Muito Prazer!

Estou de volta!

E de cara preciso confessar que esta exclamação aí no final da primeira frase é uma forçação de barra das grandes, porque na verdade tenho vontade de chorar compulsivamente e cortar os pulsos quando penso que estou mesmo de volta à vida REAL. Ô, dureza!

Hoje é o primeiro dia útil do ano pra mim, estou voltando das minhas brevíssimas férias de 1 semana e já cheia de pendências pra resolver. Não vai dar pra ficar muito tempo me lamentando, então o jeito é respirar fundo e desbravar 2009 com o melhor espírito aventureiro que eu puder, torcendo para encontrar pelo caminho muitas surpresas agradáveis. Que assim seja pra todos nós!

Mas vamos à minha viagem, porque já que temos que recomeçar, que seja falando de coisas boas!

Como adiantei no último post, eu e minha família - 9 pessoas ao todo (marido, filho, 3 irmãs e 3 cunhados), embarcamos no dia 27/12 para nossa tão esperada viagem de férias e celebração do final de 2008 / começo de 2009.



Embarcamos no navio Island Escape para um Cruzeiro de 7 dias pelo litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com direito a Reveillon em Copacabana em posição pra lá de privilegiada, dentre tantos outros momentos mágicos.

Eu nunca tinha viajado de navio na vida, até porque num passado não tão distante esse era um privilégio para poucos abastados e não era nada acessível para pessoas de menor poder aquisitivo. Mas as coisas mudaram (ainda bem!), e hoje em dia com um pouco de planejamento e disciplina financeira, qualquer mortal como eu pode viver essa experiência fascinante. Recomendo!

Fechamos nossos pacotes em maio de 2008, com bastante antecedência, e acho que só por isso deu certo. Conseguimos as acomodações com melhores preços, condições de pagamento mais elásticas e aproveitamos o dólar barato que à época oscilava entre R$ 1,70 / R$ 1,80. Tudo conspirou a nosso favor, porque, afinal, quando tem que ser, o Universo inteiro conspira, certo?

Minhas irmãs já tinham feito uma viagem mais curta no Island Escape em 2006, então a única "caipirona" do quarteto era eu, imaginem minha ansiedade! Estava contando os dias, as horas, os minutos, os segundos.

E tudo valeu à pena, porque a grandiosidade de um navio é algo arrebatador. Embarcamos na tarde do dia 27, e confesso que na primeira noite eu praticamente não dormi, ficava me revirando na cama e espiando pela janela, incrédula de que estava ali, em alto mar, naquele mundo mágico sobre as águas.

Este navio é famoso por ser o mais informal "do mercado". Tem um estilo todo descontraído, dispensando as formalidades tão comuns quando se fala em Cruzeiro Marítimo. Isso é bacana porque vira tudo uma grande festa, e pra estreantes como eu diminui também aquela tensão e aquele medo de pagar mico e cometer gafes.

Ainda assim é tudo muito luxuoso, de encher os olhos. Restaurantes para todos os gostos e estilos, bares, pubs, boates, teatros, cassinos, piscina, lounges, academias, spas, salões de beleza, lojas e tantos outros espaços que eu demorei a semana inteira para conhecer.

Foi um Cruzeiro curto, que partiu de Santos/SP e passou por Ilha Grande/RJ, Búzios/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Ilha Bela/SP. Muito tranquilo, nem rola essa história de ficar enjoado porque realmente balança um pouco, mas não é nada capaz de provocar mais do que uma ou outra tropeçada. Pelo menos eu não soube de ninguém que tenha passado muito mal, e eu mesma não senti absolutamente nada, muito pelo contrário: até curti os dias de navegação mais acelerada, quando chacoalhava mais... pra dormir então, era uma delícia! rsrs

O ponto alto da viagem, claro, foi o Reveillon. O navio passou o dia ancorado no Porto do Rio de Janeiro, e por volta das 17h00 de uma estonteante tarde de Sol partiu rumo à Praia de Copacabana. Fomos os primeiros a chegar, e nosso Comandante tudo-de-bom parou numa posição estratégica e privilegiadíssima, em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde estão praticamente todas as balsas que abrigam os fogos.




Quando caiu a noite aquele ar festivo começou a tomar conta do navio. As pessoas começaram a sair de suas cabines todas arrumadas, vestidas de branco, e era uma delícia circular e ver todo mundo na mesma batida, na mesma emoção.

Como o navio é bem grande, praticamente todo mundo conseguiu se acomodar em um local legal na área ao ar livre. Nós conseguimos um "camarote" ultra mega vip, como brincamos, porque arrumamos um cantinho bem lá na parte mais alta do navio e dispusemos nossas cadeiras bem de frente para a praia, sem absolutamente nada entre nós e os fogos.

A festa rolava solta na piscina, com música ao vivo e muita animação, até que chegou o momento da contagem regressiva, anunciada com sotaque carregadíssimo pelo Comandante Stuart. 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1... E então Copacabana explodiu naquela festa maravilhosa da queima de fogos mais famosa do mundo.




O navio inteiro boquiaberto diante daquele espetáculo. Ao nosso redor, também ancorados na praia de Copacabana, estavam outros 7 navios, todos na mesma festa. Pensem num momento lindo! Mágico! Indescritível!

Eu já tinha presenciado esta festa lá em Copa uma outra vez. Passei nas areias da praia o Reveillon de 1998 para 1999, quando ainda namorava meu marido. 10 anos depois estávamos de volta, e só o que posso dizer é que ver a queima de fogos do mar é completamente diferente... maravilhoso demais, todo mundo merece viver esta sensação pelo menos 1 vez na vida!

Foram 22 minutos ininterruptos de queima de fogos, e como comentei com minhas irmãs em seguida, só aquele momento "pagou" a viagem inteira, fez tudo valer à pena e vai ficar gravado nas nossas memórias para o resto de nossas vidas. Melhor ainda foi ter podido viver este momento com as pessoas que mais amo na vida - minha família. Isso realmente não tem preço!




Pena que tudo que é bom dura pouco e já acabou. Agora, ficam só as lembranças das fotos e das histórias - algumas hilárias - que contarei sempre que tiver oportunidade.

Quero fazer muitos outros Cruzeiros. Isso agora é um objetivo real. Amei viajar de navio, e tirando o caos que é o embarque e o desembarque no Porto de Santos, todo o resto é perfeito, até o que não é tão bom torna-se perfeito dentro de um Navio.




Existem navios translumbrantes que navegam pela costa brasileira, cruzamos com alguns deles no nosso caminho e eu fiquei maravilhada. Quero repetir a dose, em breve.

Eis uma das minhas metas para 2009. Espero poder compartilhar outra história dessas com vocês ainda este ano! Que assim seja!

Desejo a todos um FELIZ Recomeço, e que tenhamos dias muito fartos de coisas boas pela frente!


P.S.: Se quiser ver mais fotos do Cruzeiro, visite meu álbum no Orkut. E comente, tá?
UPDATE
Agora tenho também uns vídeos bacanas da queima de fogos, que roubei da câmera de uma das minhas manas... Aproveita aí, que o clima de festas já tá acabando, e em poucos dias ninguém vai mais desejar Happy New Year pra ti! Vida real, meu bem... vida real...


4 comentários:

Fernanda disse...

O sorriso farto já diz tudo!!!
Só pelo que vi aqui no blog enchi os olhos e imagino como deve ser linnnnndo e magico.

Ja pedi pra adicionar no orkut pra ver mais fotos.

Beeijos e bem vinda a vida real!! uhuu

Judson Gurgel disse...

Eita do povo chique!

Quem bom que todo mundo virou o ano muito bem por aí!

Feliz 2009 prima chique!

Beijão!

Vanessa disse...

Fada que delícia, que saudades de Copacabana (quero voltar lá agora com meu marido e meu filho porque eu amo o Rio), que saudades de você. Espero que vcs tenham feito uma big viagem como pude ler no seu post.
Ah amiga, vc sabe que sou muito sincera e que não falo da boca pra fora, vc é realmente uma pessoa muito especial na minha vida, muito querida e muito muito muito tdo de bom. Vc tem uma família maravilhosa, dedicada e amorosa, um filho lindo, uma maridão nota 10 (pq eu sou fã incondicional do Odylo assim como Didi é) e vc fez por merecer tudo isso, euzinha sou só mais uma admiradora da pessoa fantástica que vc é e não preciso de demagogia para dizer o que sinto.
Espero que vc tenha um "farto" 2009cheio de paz, saúde e felicidade que o resto a gente corre atrás...
Por falar em correr atrás to eu cá de castido com meus livros...dia 11tem outra provinha daquelas sabe? Quer dizer estão querendo substimar minha inteligência, ams deixa estar....rs
beijos e beijos amiga.
PS.Óh dia 25 é meu niver...disse que ia fazer algo a fantasia e tal, mas não vai dar mas pelo menos um bolo euf arei e quero dividir um pedaço contigo tá?

Karla disse...

Oi minha linda!

Nossa que lindaaaa! Eu tenho vontade de ir estou juntando dindin rsrsrs. Fico muito feliz pq vcs estavam em familia e que 2009 seja um ano maravilhoso pra vcs amiga, não só em 2009 mais em todos os anos.
Muita luz no caminho de vcs e muuuuito amor e q tal marcar uma viajem dessas nós 4 topa? Eu topo vamos?

Amiga um mega beijo e tudo de bom pra vcs sempre!