quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Organização? Hã?


Eu sou uma pessoa cáotica. Todo mundo já sabe disso.

Já tentei fazer promessa de ano novo de ser menos caótica, mas até hoje ainda não funcionou, de modos que eu continuo sendo um caos ambulante - e estou me aprimorando com o passar do tempo! É. Que nem o vinho, saca?

Ser caótica significa, dentre outras coisas, ter uma incapacidade absoluta de administrar o próprio tempo. Eu sou daquelas pessoas que tem sempre zilhões de coisas a fazer, e minha lista nunca - eu disse NUNCA - diminui.

Obviamente meu dia é insuficiente para minhas obrigações, e eu tenho acumulado déficit de tempo ao longo de todos os últimos anos da minha vida. É triste, eu sei, mas é a realidade.

Como eu lido com isso? Ah... estabelecendo prioridades! Li isso em algum livro imbecil de auto-ajuda e administração do tempo, e assim como o cara que escreve finge que está te dando o segredo do universo, eu finjo que aquilo funciona. Rá. Rá-rá!

Sabe qual livro seria realmente útil? Um livro que ensinasse a gente a dar umas pausas no tempo ao longo do dia, pra conseguir terminar tudo nas míseras 24 horas disponíveis. Se alguém souber onde achar esse livro me fala, tá? Porque sem essa alternativa tá é fróids.

O moço que manda estabelecer prioridades não ensina como fazer quando existem muitas prioridades. Talvez a vida dele seja menos dinâmica que a minha, né? Vai saber... Coitado!

Coisa meio deprimente começar o ano falando de falta de tempo, né? Também tô achando...

Mas sabe o que é? É que faz pelo menos uns 4 anos que eu preciso organizar meus arquivos, gavetas e armários e não consigo. Alguém me socorre, peloamor?

Como eu faço? Tipo que eu sei que tenho que ir lá e fazer a tal organização, o que eu tô perguntando mesmo é como faço pra conseguir parar uns dias só pra fazer isso. Existe um jeito? Alguém conhece? Falaê, que eu tô meio perdida...

Vocês imaginem que eu sou advogada e meu micro escritório é em casa. Já não disponho de muito espaço pra guardar as coisas, então em tese eu precisaria ser ultramegaorganizada pra conseguir manter o mínimo de ordem, mas, sacumé... ordem passou longe. LONGE.

Em geral eu me viro na bagunça mesmo. Odeio essa desculpa, mas no fundo é isso aí, eu me acho na minha bagunça. Sempre. Quer dizer, QUASE sempre.

A verdade é que às vezes passo uns perrengues. Porque não bastasse a desordem, eu ainda sou a rainha do "guardei mas não lembro onde", e já aconteceu de eu precisar urgentemente de algo e não encontrar e ter que derrubar tudo e jogar tudo pra cima, sentar em cima da pilha de papéis e chorar e implorar pra São Longuinho me ajudar.

Nessas horas eu faço promessas, brigo comigo mesma e juro que nunca mais vou passar por tal situação. Na última vez que isso aconteceu eu fui à Kalunga e comprei toneladas de material de organização - pastas suspensas, caixas de arquivos, rotulador, etc e tal. Estava decidida a colocar ordem no meu iscritórinho, mas aí cheguei em casa e alguma outra coisa urgente me tirou da vibe "Benedita-arruma-tudo", e outras prioridades surgiram, e a moral da história é que as tais caixas e pastas viraram mais um entulho na minha interminável pilha de coisas e caixas e papéis.

Socorro, viu!

E aí que estou começando mais um ano em desordem. Não arrumei meus armários, nem meus arquivos, nem minhas gavetas, nem os brinquedos do Lucas. Nem meus arquivos no notebook estão em ordem, pense num caos!

Já desisti da promessa de ano novo. Estou mais propensa a implorar pelo gênio da lâmpada mesmo sabe? Porque o negócio aqui precisa mesmo é de um milagre, eu acho.

Ou então eu poderia simular um incêndio daqueles em que todos os arquivos são perdidos, e começar do zero, o que vocês acham? Será que levantaria suspeitas?

Ah, levantaria, né? E se o polícia resolvesse ler meu blog? Ia descobrir, né? Já era. Melhor esquecer essa história de incêndio. E nem um assaltinho funcionaria, porque eu tenho a impressão que o bandido ia se assustar com a zona e nem ia tentar achar nada aqui no meio. Ia embora frustrado, o coitado do ladrão.

É gente, tá difícil. Sei lá eu o que fazer. Eu tenho as pastas, as caixas, os papéis bagunçados e a teoria do livro imbecil de auto ajuda e organização do tempo. O que eu não tenho é o tempo, propriamente dito. Só falta isso. Só isso, né?

Mas não tem nada não... jájá o Carnaval tá aí, então se a coisa ficar muito feia eu pico um tanto desses papéis e vendo no mercado negro como confete. Faturo uma grana, de repente.

Enquanto isso, tô aceitando ajuda. De preferência sem teorias (eu já tenho o livro lá, lembra?). E por ajuda entenda vir aqui um dia me ajudar com a bagunça. Essa ajuda seria legal. Tô aceitando, viu?

Por ora, vou deixando a vida me levar - vida leva eu. E juro que sou uma boa advogada, caso você esteja pensando em me contratar. Não sou uma boa arquivista, mas advogada boa eu sou! (é bom esclarecer, né? nunca se sabe!)

Pela compreensão, obrigada!

Beijo-NÃO-me-liga, porrque neste momento o aparelho de telefone desapareceu no meio da papelada, e como eu já tomei uma tacinha de vinho só pra relaxar, talvez seja meio difícil encontrar, se tocar.

É ano novo, gente! Vinho póóóóóódje!

Um comentário:

Sissi disse...

Ah mas tudo bem, então é só tirar cópia de tudo antes de te entregar né. rs.
Mas esse negócio de organização é um saco, eu sempre digo que queria uma mão de obra exclusiva só para organizar tudo que tiro do lugar, arrumar minha mesa no serviço, guardar tudo, deixar sempre no lugar porque eu além de tudo odeio mesa bagunçada. :P