sábado, 9 de agosto de 2008

Olimpíadas

















Dia 08/08/08, exatamente às 08h00pm. Os chineses deram início à mais linda cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de todos os tempos. Parece que a cada Olimpíada repetirmos isso, porque o país-sede sempre tenta impressionar oferecendo o seu melhor em termos de festa de abertura, mas temos que concordar que a riquíssima cultura chinesa contribuiu com toda uma magia especial que tornou a festa de arrepiar mesmo!

Particularmente, gostei mais da parte da contagem regressiva com os tambores. O que foi aquilo? Lindo demais! E o momento da tocha olímpica? Foi incrível também, aquele chinês "correndo no ar" foi algo pra não se esquecer tão cedo... Eu até choro com essas coisas... Chorei na contagem regressiva, chorei quando a delegação brasileira entrou, chorei quando a tocha foi acesa... essas coisas me emocionam de verdade!


Foi lindo, e eu fiquei vidrada na TV, assistindo cada detalhe, porque, sim, eu sou aficcionada por Olimpíadas! Adoro acompanhar esportes em geral, até os que não entendo, sempre que passo um pouco mais de tempo em frente à TV pode escrever: Se eu não estiver vendo algum filme muito interessante, estou vendo alguma competição às vezes de times que eu nem sei de onde são, só pelo prazer de acompanhar o esporte.

Esporte, aliás, tem um poder incrível de levar as pessoas ao máximo de sua energia e entrega. Acho fabuloso o poder de superação dos atletas em nome do esporte, acho fantástico como eles vivem isso com uma intensidade indescritível, acho espetacular como alguns atletas conseguem mudar radicalmente suas histórias de vida através do esporte.

Pena que quando falamos de Brasil as coisas não sejam tão lindas assim. Porque no Brasil a mídia só abre espaço para os atletas - e estou me referindo aqui à grande maioria que não é um jogador de futebol famoso - em épocas de grandes competições, mas depois que tudo passa, o atleta fica de novo sozinho, muitas vezes sem patrocínio e sem um mínimo de condições para treinar e se preparar para os próximos jogos.

Isso acontece o tempo todo. Vamos pegar um exemplo mais recente: Nos Pan do Rio de Janeiro um rapaz que ninguém conhecia ganhou uma medalha de ouro em um esporte também pouco popular, o taekwondo. Na época o rapaz virou celebridade em poucos minutos, e apareceu em quase todos os programas de televisão, deu trocentas entrevistas, saiu na capa dos jornais e ficou exposto como herói. A pergunta que faço agora é: alguém aí sabe por onde anda o tal rapaz? alguém aí já o viu aparecer no "Globo Esporte" ou no "Esporte Espetacular" mais alguma vez depois do Pan?

Não, né? Então, é assim que as coisas funcionam aqui. Só lembramos dos nossos "heróis" em épocas de Jogos Olímpicos ou outras competições do tipo, mas ninguém pensa que para um atleta estar preparado para uma competição tão importante, ele precisa treinar e ter estruturas durante todos os outros anos. Quantas e quantas histórias não ouvimos de atletas que correm com tênis menores que seus pés, que precisam fazer vaquinha na família pra comprar passagem pra viajar, que utilizam estruturas velhas e inadequadas para treinar? Então... uma pena, mas aqui se você não é um Ronalducho ou outro jogador de futebol famosos que vai fechar um contrato milionário com a Nike, há uma grande chance de ter que viver sua carreira inteira se virando assim, com poucos ou nenhum recurso. É Brasil-il-il-il-il!

Eu assisto aos jogos das Olimpíadas não esperando medalhas, mas esperando um espetáculo de garra e superação dos atletas, sejam eles de onde forem. Claro que torço (e muito) pelo Brasil, mas procuro entender que em nível mundial o buraco é bem mais embaixo, e até nossos maiores expoentes não têm medalha garantida, e que tudo pode acontecer.

Este final de semana será um prato cheio pra mim. Chove em São Paulo (aleluia!), faz frio, estou em recuperação pós-cirúrgica e não posso fazer quase nada. Ótima "desculpa" pra me jogar no sofá e ficar zapeando pelos 8 canais de esportes que minha quase sempre inútil TV a cabo disponibilizou, me deliciando com os esportes mais populares e também com aqueles que eu nunca vi. Aliás, o que é o tal pentatlo moderno? Como alguém corre, nada, esgrima, atira e anda à cavalo, tudo ao mesmo tempo agora??? Coisa de louco, adooooooro ver esses esportes diferentes que não estamos acostumados a ver, adoro ver ginástica, nado sincronizado, saltos ornamentais, e mais um monte de outros esportes incríveis que só temos a chance de ver, infelizmente, em épocas como essa.

Então lá vou eu, porque agora tem jogo do Brasil (futebol feminino), daqui a pouco tem vôley, natação, e o resto preciso conferir no calendário, mas meu final de semana em frente à TV promete fortes emoções!

Aproveite você também!

Em tempo! Em época de jogos olímpicos na China, a assinatura deste post vai em chinês, ok? Se você quiser brincar também, o tradutor está aqui. Beijossss!

(Flávia)

Nenhum comentário: