quinta-feira, 17 de novembro de 2011

4.015 dias

E lá se vão 11 anos. Onze. O.N.Z.E.

Vocês me dêem licença, mas nessas horas todo clichê deve ser perdoado, porque não existe outro momento na vida em que seja tão apropriado dizer: O Tempo voa. Num jato supersônico!

Parece que foi ontem que eu, aos 24 anos e com 24 quilos extras, era consumida pela ansiedade e pela exaustão do barrigão prestes a explodir, morrendo de medo de não dar conta do presente de grego que os céus estavam me mandando.

E então Ele nasceu, e nasceu também esta mãe que agora, 11 anos depois, continua cheia de medos, mas supera todos eles em nome desse Amor infinito que só as mães têm o poder de sentir.

Meu Zelão está aí, lindo, saudável, inteligente, FELIZ. Já é oficialmente um pré-adolescente, com eventuais momentos aborrescente, mas ainda com aquela peculiar doçura infantil que o torna a criatura mais apaixonante do Planeta.

Um homenzinho cheio de personalidade, opiniões e dúvidas existenciais, mas que ainda quer ganhar brinquedo no aniversário.

Um homenzinho que já não aceita mais meus apertões e carinhos exagerados com a mesma receptividade de antigamente (outro dia ele reclamou: "Mãããe, por que você fica me apertando? Desgruda!"), mas que tem o melhor abraço e a mais gostosa gargalhada do Mundo.

Um homenzinho que já não aparece mais no meu quarto no meio da madrugada pedindo pra dormir comigo, mas que ainda me pede cafuné e carinho nas costas até conseguir pegar no sono.

Um homenzinho que já não me pede mais pra "fazer um leite", e que "faz um leite" pra mim (e o café da manhã completo) quando digo que estou com preguiça de sair da cama.

Um homenzinho que já fica sozinho em casa, esquenta comida, lava louça, varre o chão, se vira, mas me liga muitas vezes quando saio pra saber se já cheguei, se cheguei bem, que horas vou voltar, por que estou demorando.

O homenzinho da casa. Que manda e desmanda. Que cuida dele mesmo e de mim. Que olha se a porta está trancada antes de ir dormir. Que me dá bronca por eu ficar acordada até muito tarde sendo que acordamos super cedo no dia seguinte. Que pede a ficha completa de cada amigo meu que vem em casa. Que se preocupa comigo quando estou triste e não sossega enquanto não conto pra ele o que houve, e ainda me dá conselhos!

O Rei das frases de efeito que me deixam sempre de queixo caído. O Rei da argumentação (céus, como é difícil convencer esse homenzinho de qualquer coisa!). O Rei absoluto da minha vida!

Aquele que me enche de orgulho por ser sensível, justo, leal e humano, como no dia em que externou de maneira super natural sua opinião sobre homofobia, ou como no dia em que escreveu uma cartinha para o Papai Noel pedindo para ele "resolver os problemas do Mundo", ou como no dia em que me pediu o dinheiro da semanada adiantado pra poder dar uma esmola para uma senhorinha no Farol porque achou que ela estava com fome e triste.

Ele que me ensinou a ver o Mundo de um outro ponto de vista. Ele que me ensinou que gargalhar às vezes é o melhor que podemos fazer, até quando a vida não tá muito boa. Ele que me ensinou que milagres acontecem, e que podemos até fazer nevar no Natal!

Parando pra pensar agora, enquanto escrevo, chego à conclusão de que a vida fez o seguinte comigo: Pegou tudo, TUDO que podia existir de melhor e colocou nessa criatura que ganhei de presente assim, de uma vez.

Quando nasceu era o bebê dos sonhos de qualquer mãe: bonzinho, mamava bem, dormia a noite toda, quase não chorava, não deu um pingo de trabalho.

Sempre foi um poço de saúde, nunca ficou gravemente doente (aliás, nem lembro a última vez que precisou tomar remédios), nunca me fez passar noites em Hospitais, e os pequenos sustos foram sempre em decorrência de alguma arte, porque de tanta saúde e energia ele era uma máquina de fazer traquinagens, e de vez em quando rolava um tombo ou um arranhão mais profundo.

Nunca deu trabalho pra comer, devorava com gosto qualquer coisa que eu oferecesse, até mesmo aquele suco horroroso de beterraba com laranja.

Sempre foi muito inteligente, aprende tudo com muita facilidade, e na escola sempre tem as melhores notas. Nunca ficou de recuperação, nunca precisou fazer reforço, e recentemente chegou bem perto da nota máxima numa prova de bolsa pra mudar de Colégio.

E estes são apenas alguns exemplos óbvios. Não me sinto no direito de exigir mais nada da vida. A bem da verdade é que tudo que preciso tenho Dele e Nele.

Toda a força que eu preciso está Nele, toda a coragem que eu preciso vem Dele, toda a vontade de ir à luta e fazer o amanhã melhor vem Dele, tudo ganha sentido diferente quando eu penso Nele, qualquer problema se torna superável por Ele, nunca vou desistir de ser uma pessoa melhor porque é pra Ele.

Claro que não é assim tão fácil. Filho dá trabalho, nos leva ao limite, às vezes nos enlouquece, custa caro, e é uma responsabilidade diária para o resto da vida. Mas o milagre que um filho opera na vida de uma mãe é tão indescritível que sacrifício nenhum se sobrepõe. Minha mãe dizia que eu me tornei uma pessoa melhor depois que tive filho, e ela estava certa. E isso resume tudo.

Sempre digo que antes de querer que Ele seja um homem de sucesso eu quero que ele seja um grande homem, no sentido mais amplo da palavra grandeza. E sem falsa modéstea, apesar de muitas falhas da minha parte, o resultado tá aí: quem conhece o pequeno-grande Zelão sabe que não é apenas babação de mãe, sabe que ele é assim, uma figuuuura... Impossível não amar!

Filho, sei que a vida às vezes é esquisita, outras vezes complicada, e tantas outras frustrante (palavra que você, aliás, adora usar!). Sei que nem sempre sou uma boa mãe, sei que muitas vezes não consigo atender suas expectativas, sei que talvez você merecesse uma mãe melhor.

Mas saiba, filho, que eu estou apenas tentando te preparar para os dias seguintes, para as durezas e asperezas que nos surpreendem quando menos esperamos, e para que eu consiga fazer isso às vezes preciso ser menos legal do que você gostaria.

Você é muito igual a mim, filho. Fisicamente todo mundo vê, todo mundo fala, mas suas semelhanças comigo vão muito além. Assim como eu, você é 100% coração. Assim como eu, você acredita nas pessoas, nas coisas, no Mundo. Assim como eu, você é generoso e dá tudo o que pode sem pedir nada em troca. Assim como eu, você é sensível e se emociona, e chora, e mostra seus sentimentos. Assim como eu, você se encanta rapidamente pelas pessoas, e sofre quando elas partem. Assim como eu, você é estudioso e se cobra muito, e se frustra quando não atinge suas metas. Assim como eu, você é um sonhador, um idealista, e fica inconformado com as coisas erradas que vê. E essas são apenas algumas das infinitas semelhanças que temos. E por isso eu sei muito bem tudo o que você sente de bom e de ruim, e gostaria de ter conseguido agora, aos 35 anos, uma fórmula de como viver sendo assim pra transmitir a você, para que você não precisasse sofrer tanto quanto eu sofri.

Mas não tenho, filho. Não sei quase nada, pra dizer a verdade. E por isso tudo o que posso é tentar fazer de você uma pessoa boa, justa, honesta, para que você encontre o seu próprio jeito de lidar com tudo que não for legal na vida e ser feliz do jeito que você é.

Tudo o que eu posso te oferecer, meu amor, é o meu apoio incondicional, sempre. Todos os dias da sua vida, aconteça o que acontecer, e mesmo que o Mundo pareça virar as costas pra você, estarei aqui pra segurar sua mão e te abraçar quando você precisar (e quando não precisar também, afinal seu abraço é indispensável em qualquer circunstância!).

E é só isso que eu quero que você saiba: Que eu vivo por você desde o dia que você foi concebido, e continuarei vivendo pelo máximo de tempo que eu puder porque, se nada mais na vida me parecer valer à pena, o simples fato de você existir será sempre, sempre, SEMPRE o maior motivo pra eu continuar respirando!

TE AMO TANTO QUE NÃO EXISTE NÚMERO INFINITO NENHUM QUE SEJA CAPAZ DE REPRESENTAR O TAMANHO DESTE AMOR.

Feliz Aniversário, Lucas!

Com todo amor, Mamãe.

6 comentários:

Mateus Medina disse...

Emocionante =)

Meus parabéns aos dois.

bjos

Léa disse...

Flavitcha, pois que os deuses continuem emanando suas forças e energias para que o mundo conspire a favor do seu pequeno. Felicidades, saúde, amor e tudo de bom para Lucas. É o que eu e Mariluca desejamos, de coração! Bj

Cátia Aguilhar disse...

ADOREI! (Não preciso nem dizer que com 38 semanas de gestação, a única coisa que eu pude fazer ao ler este texto foi chorar, chorar... rsrs).
Feliz Aniversário Zelão!!! Que vocês continuem sempre sendo "melhores amigos" e grandes amores na vida um do outro...
Beijos, "tia" Cátia

Fernanda disse...

tava se comentar, mas sempre acompanhando!
agora que tenho um homenzinho na minha vida (apesar de estar apenas com 7 meses) sei bem como é...
o amor é muito grande, como podemos controlar!
dá um beijaço nele por mim (apesar dele estar reclamando) e parabéns a vc tb porque há 11 anos vc é mamãe dele!
bjks

Silvia disse...

Zelão... nós te amamos!!! E vamos curtir muito nossa viagem juntos!!! Beijos... tia Silvia e tio Laudo

Silvia disse...

Lucas... nós te amamos!!!
Vamos curtir muito nossa viagem juntos... beijos...
tia Silvia e tio Laudo