sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Quem nunca cometeu uma GAFE, que atire a primeira pedra!

ESCLARECIMENTO INICIAL:

Eu tenho amigos muito queridos, pessoas muito especiais que fazem parte do meu seleto grupo de amigos justamente por serem tão importantes pra mim! E foram essas as pessoas que estiveram comigo no dia do meu casamento, foram essas pessoas que eu escolhi ter do meu lado nesse momento marcante, e eu amo todas incondicionalmente, cada uma do jeito que é, independentemente de qualquer coisa...

Justamente por isso, espero não ser mal compreendida neste post... A idéia é que seja divertido e nos faça rir das nossas próprias mazelas, afinal, como eu sempre digo, o que importa é rir no final... Ninguém é perfeito, e a vida só é saudável e prazerosa quando conseguimos rir um do outro, no bom sentido!

Como diz um trechinho da Música "O Vento", do Los Hermanos: "Uh... se a gente já não sabe mais, rir um do outro meu bem, então o que resta é chorar..."

Portanto, não se ofendam com as gafes que relatarei a seguir! Não é nada pessoal, muito pelo contrário... É apenas pra divertir, coisa que aliás, sabemos fazer como ninguém!!!

Então vamos lá:
Tudo bem, já faz praticamente 15 dias que eu me casei, mas ainda assim há muito assunto deste "evento" para compartilhar com vocês... Não quero ficar presa neste tema por muito tempo, até porque estou doida pra escrever sobre uma série de outras coisas que andam acontecendo na nossa vida real, mas quase que pra "encerrar" o tema do casório, queria fazer este post sobre algumas situações que seriam trágicas se não fossem cômicas...

Sim! Nem tudo no mundo da noivinha aqui é perfeito, muito pelo contrário... Tudo bem, eu tô exagerando um pouco, mas como bem diz a profética Lei de Murphy, se algo pode dar errado, ah, não tenha dúvida que dará, beeeeeeem errado!!! Obviamente, não seria diferente no casamento... E a questão aqui nem é muito sobre "o que deu errado", mas muito mais sobre o que, digamos assim, não estava no "script"...

Vou começar contando sobre a "saga" de Mary Alice.

Mary Alice é uma moça muito educada, experiente e bem treinada, que presta serviços de R.S.V.P. (sigla de uma expressão francesa que não sei escrever corretamente aqui, mas traduzindo basicamente quer dizer: responda ao convite, por favor!).

Pois bem. Quando se planeja um casamento, há muitas variáveis envolvidas, e a principal delas é o número de convidados. Isso determina tudo, quanto se gastará, que tipo de serviço se oferecerá, e por aí vai... Um dos maiores trabalhos dos noivos é fazer a bendita lista de convidados e conseguir adequar no limitado número de "vagas" todas as pessoas que ambos desejam convidar...

No meu caso, especificamente, até que não houve problemas na elaboração da lista... Desde o começo sabíamos que queríamos uma festa "pequena" para amigos muito próximos, e pautamos todo o planejamento em cima disso. Combinamos que não consideraríamos crianças, o que dificultaria bastante as coisas, pois a maioria dos nossos amigos têm filhos, e se fôssemos considerar as famílias inteiras não teríamos "vaga" pra todos os outros...

Tratamos de avisar "sutilmente" que preferíamos que as pessoas não levassem seus filhos, principalmente crianças pequenas, até porque casamento nem é uma festa adequada e interessante pra criança, que em geral cansa rápido e acaba antecipando o fim da festa dos pais.

Além do "aviso sutil", invocamos também uma boa e velha regra de etiqueta social: É aquela regrinha que diz que se você recebe um convite destinado ao chefe da casa "e família", significa que todos os habitantes daquela residência estão sendo convidados; já se o convite é nominal ao casal (tipo Sr. Fulano e Sra. Fulana), neste caso quer dizer que o convite limita-se ao casal, e não à família inteira. A grande maioria dos convites foi destinada aos nossos casais de amigos, o que pra nós seria suficiente para que "entendessem o recado".

Mas, como toda Noiva Neurótica que se preze, às vésperas do casamento eu quase enlouqueci com a hipótese de haver mais convidados do que o previsto, e o pânico de uma eventual superlotação do salão começou a me perturbar a ponto de eu decidir contratar o serviço de Mary Alice, para fazer as confirmações e me passar o número preciso de convidados que eu teria no grande dia, uma prática aliás muito usual para eventos sociais...

Acontece que eu falava tanto com Mary Alice, o tempo todo, que acabamos nos tornando amigas, e essa minha amizade com ela me permitiu ter acesso a uma gama de informações esdrúxulas, nas quais eu não teria acreditado se não tivesse escutado as gravações com meus próprios ouvidos...

São tantas histórias, tantas, que eu precisaria de um livro pra relatar... A gente acha que conhece as pessoas, mas realmente não tem a menor idéia de como elas são no seu cotidiano, e como lidam com alguém que não conhecem do outro lado da linha... Como não dá pra contar todas as "curiosidades" do trabalho da minha amiga Mary Alice, algumas muito engraçadas, vou me limitar a transcrever aqui um diálogo "curioso" (pra não dizer outra coisa), que me deixou de cabelo em pé e morrendo de vergonha:
Obs.: "Co=Convidado(a)" / "MA=Mary Alice"

(Co) _ Alô?

(MA) _ Alô, Bom Dia! Eu gostaria de falar com o(a) Sr.(a.) Fulano(a), por favor!

(Co) _ Quem quer falar?

(MA) _ Meu nome é Mary Alice, eu estou ligando em nome dos noivos F e O, e gostaria de falar com o(a) Sr.(a.) Fulano(a) para confirmar a presença do(a) mesmo(a) no casamento do próximo dia 21 de Setembro!

(Co) _ Ah, sim, sou eu mesmo(a)! Pode falar!

(MA) _ Bom Dia, Sr.(a.) Fulano(a)! Como já lhe disse, gostaria de saber se podemos confirmar a sua presença e de seu(ua) acompanhante no casamento de F e O, no próximo dia 21!

(Co) _ Confirmar??? Hummm... Ah, tá, pode confirmar!

(MA) _ Pois não, Sr.(a.) Fulano(a). Posso confirmar a presença de 2 pessoas?

(Co) _ 2 não! 3 pessoas: Eu, meu(inha) acompanhante e nosso(a) filho(a)!

(MA) _ Ah, sim... bem... Sr.(a.) Fulano(a), acontece que pela listagem que os noivos nos enviaram, constam apenas 2 convidados em seu caso - Sr. e Sra. Fulano de Tal, de modo que existem apenas 2 lugares disponibilizados. Sendo assim, peço que o(a) Sr.(a.) por gentileza entre em contato diretamente com os noivos para verificar a possibilidade de um convidado extra, já que pra nós não consta essa terceira pessoa!

(Co) _ Você quer que eu faça o que??? Que eu entre em contato com os noivos??? Pra quê??? Não tenho tempo pra isso!!!

(MA) _ Sr.(a.) Fulano(a), peço que verifique essa possibilidade apenas por questões de logística da organização da festa, já que o Buffet tem a definição dos lugares de acordo com o número de convidados da lista fornecida pelos noivos!

(Co) _ Eu??? Eu não vou entrar em contato com ninguém, não tenho tempo pra isso!!! Faça isso você, pois esse é o seu trabalho!!!

(MA) _ (depois de um longo suspiro pra não dizer o que realmente tinha vontade) Ok, Sr.(a.) Fulano(a)! Passarei sua informação aos Noivos oportunamente! Tenha um ótimo Dia!

(Co) _ tu tuu tuuu tu tuu tuuu tu tuu tuuu

Obviamente, o(a) convidado(a) "Sr.(a.) Fulano(a)", além de ter sido extremamente grosseiro(a) e mal humorado(a) com a pessoa do outro lado da linha, ainda cometeu a deselegância de levar o(a) Fulaninho(a) no casamento, apesar de o convite estar endereçado exclusivamente ao casal...

Até aí, tudo bem... Eu já sabia que isso ia acontecer, só não esperava que viria de quem veio, muito menos do jeito que foi... Claro que, apesar da nossa "campanha", haviam crianças no casamento... Em um número pequeno, é verdade, mas haviam algumas sim... Umas nós sabíamos, são pessoas que nos avisaram que não teriam outra alternativa, outras foram surpresa mesmo! E, obviamente também, os pais dessas poucas crianças foram embora muito cedo, antes mesmo de o bolo ser servido (a cerimônia de casamento começou após as 21h00), o que reforça minha tese de que algumas festas não são mesmo adequadas pra crianças, porque nem elas se divertem nem os pais!

Mas, na boa, sabe o que eu acho pior de tudo isso??? Não é o fato de a pessoa ter ou não levado uma ou duas ou dez crianças, não é isso! Eu sei que isso acontece, eu também tenho filho e sei que às vezes as coisas não saem exatamente do jeito que planejamos, às vezes a babá fura, a sogra tem compromisso, a tia vai sair, enfim... Não há nada demais, faz parte da vida de pai e mãe... Só que...

Pense bem: A pessoa vai ao casamento, que é um dos dias mais importantes da vida dos noivos, uma data caprichosamente planejada, com carinho e dedicação... Os noivos gastaram muito dinheiro pra que tudo fosse lindo, perfeito, tiveram cuidado com cada detalhe, cada flor, cada forminha de doce, cada taça, enfim... E se convidaram as pessoas, é porque se sentirão prestigiados com a presença dessas pessoas...

Os convidados por seu lado têm, na minha modesta opinião, que devolver esse carinho dos noivos, prestigiando o casal da melhor maneira que puderem... Eu, pelo menos, sempre procuro agir assim... E pra mim prestigiar não é dar um presente caro, não é isso... Prestigiar é homenagear no mais simples gesto, vestindo uma roupa bonita, se arrumando, enfim... Na minha opinião, você prestigia quem te convidou pra um evento em cada mínimo gesto, desde o presente até o penteado, a maquiagem, o vestido... Eu sempre digo que casamento é uma festa formal, e o mínimo que o convidado tem que fazer é vestir-se adequadamente, até porque isso contribui para a harmonia estética da festa... é tão legal uma festa em que está todo mundo com roupa adequada, todo mundo com "cara" de festa... Os noivos (nós ou quaisquer outros) sempre ficam felizes em ver que o convidado teve o trabalho de se "enfeitar" pra ir prestigiá-los!

Só que, voltando à história dos convidados "sem noção", não bastasse a questão do "extra", alguns levam as crianças ao casamento vestidas como se estivessem indo fazer pic-nic no parque! Vestem as crianças de maneira totalmente inadequada, como se fossem andar de skate, de patins, de bicicleta, brincar no parque, qualquer coisa desse tipo... Aí dói, viu! Ou é muita falta de consideração com os noivos, ou então é total falta de noção mesmo!!! afffffffffff

Desculpem, sei que posso parecer chata, grosseira ou implicante com essa história, mas é o que eu penso! No fim das contas, as crianças vestidas para o pic-nic foram embora muito cedo, e minha festa ficou linda com todos os demais convidados vestidos elegante e adequadamente... Azar de quem foi embora cedo e perdeu a melhor parte da festa!

E, sabem o pior? Alguns convidados também cometeram uma pequena gafe no quesito elegância, mas é melhor abafar o caso, antes que eu perca os amigos pra não perder a piada! rsrs

O importante é dar risada disso tudo agora... são coisas bobas, eu sei, e servem pelo menos pra nos fazer rir... como tem gente sem noção nesse mundo!!! rsrs

E, falando em gente sem noção, outro fato curioso que eu queria contar é sobre a convidada Fulana2, outra que foi embora cedo mas não sem antes destilar seu veneninho quase inocente... affffffffffff... Muita gente já riu dessa história, e agora eu mesma me acabo de rir quando lembro, mas na hora, ah... que vontade de socar aquela infeliz!!! rsrs

Vou relatar: Estou eu, noiva recém casada, alegre e retumbante, curtindo muito minha festa, me esbaldando na pista de dança quando a convidada Fulana2, junto com outros Fulanos, acena um "tchauzinho" de "já tô indo embora"... Como eu gosto muito das pessoas em questão (se não gostasse não os teria convidado), parei de dançar e os acompanhei até a porta do salão, argumentando que ainda era muito cedo, que eles deviam ficar mais e esperar pelo menos até o término do serviço do Buffet (ainda estavam servindo o jantar), blablablablabla...

Enquanto esperavam o carro, ficamos ali, uns 2 ou 3 minutos conversando "amenidades", me perguntavam como tinha sido a correria, como estava minha rotina com o Lucas engessado, blablabla... Daí eu, toda "prosa", fui falando que realmente não tinha sido fácil desde o acidente, e que nas última semanas a correria tinha sido tão grande que eu nem tinha tempo pra comer, tanto que nas duas últimas provas do vestido precisei apertá-lo, porque cheguei a emagrecer...

Bom, eis então que a "Fulana2 - a missão", me vira e diz o seguinte:

"_ Nossa, mas você emagreceu então?", e eu: "_ Ah, sim, um pouquinho!" (toda feliz, achando que ela ia me elogiar por eu estar ligeiramente mais fininha no vestido de noiva), quando então ela vira e me diz o seguinte:

"_ Puxa, mas se você emagreceu, então de que tamanho você estava antes???".

Gente, na boa, isso lá é coisa que se fale pra uma noiva??? Affffffffffffff... Só podia ser a mulher rasteirinha mesmo, viu!!! Ô, povo sem classe, afffffffff... Tudo bem, não precisava elogiar, vai que ela achou mesmo que eu tava feia, sei lá... mas, se não dava pra elogiar, podia pelo menos ter ficado quieta, né!!! Na hora, acho que fiquei roxa, num misto de raiva e vergonha... Mas me limitei a me despedir, sair de perto e voltar pra festa, e logo voltei a ouvir um monte de elogios do tipo "Você está linda!", então consegui deletar aquele comentário cretino e curtir a noite na boa...

Fala se não é dose! Como diria minha mãezinha, tem que rir pra não chorar, viu!!! rsrs

Mas tudo bem... tirando esses casos "extremos", o restante foram apenas gafezinhas pequenas que todos nós cometemos, então dessas a gente tem mesmo é que rir...

Quem nunca cometeu uma gafe, que atire a primeira pedra!!!

Teve o cinegrafista que confundiu uma madrinha com a Gislayne do Zorra Total (desculpa, Paty, mas essa é hilária e eu tinha que contar! rsrs);

Teve a prima que ficou descalça no começo da festa, porque a sandália surrada dela não aguentou (desculpe também, Jukis, mas essa só com você mesmo!);

Duas primas que vieram, cada uma de um canto diferente do país, com vestidos exatamente da mesma cor, e olha que nem era uma cor assim, comum;


Teve também a (*** trecho censurado pela autora da gafe, que não levou na esportiva e ficou brava, mas tudo bem... atendendo seu pedido, querida, está deletado!***);

Teve o sogro "alegrinho" que saiu imitando o Michael Jackson pela pista de dança, numa performance mega engraçada;

Teve a sogra que queria que a gente passasse a noite inteira tirando fotos e mais fotos com a parentada, e nós tivemos que sair dessa enrascada com classe... rsrs...;

Teve a noiva suando igual uma condenada, sentindo tanto calor que em determinado momento da festa queria praticamente arrancar a roupa (pelo menos o saiote), e só não o fez porque uma santa madrinha impediu a tempo, né, Andréia??? rsrs...

E teve também aquela boa e velha "maloca" de Caracas City (uma gafe pronta), meus amados amigos de infância, detonando como sempre... Se jogaram, perderam a linha, e garantinham, com uma boa dose de deselegância (rsrs), a animação total da festa!!! Nós (inclusive e especialmente eu) podemos lançar um manual de "como perder a linha em uma festa", né, galera??? hahaha... Principalmente na seleção trash, embalados pelas pérolas da música como Xuxa, Trem da Alegria, Menudo... afffffffffffffffffff...
Enfim, teve muita bagunça e muitas gafes também, mas essas são totalmente perdoáveis e até fazem parte da festa... Só a junção da galerinha da minha família com o povo que veio de fora já provoca um incêndio, e daí, no bom sentido, não sai coisa boa! rsrs

Ah! mas um registro é super importante que seja feito: EU, Dona Farta, mesmo de noiva, mesmo enorme com aquele monte de saia e cauda de vestido de noiva, mesmo meio atordoada com tantas emoções, NÃO CAÍ!!! Acreditem ou não, eu sobrevivi até mesmo à nossa super dança, então essa videocassetada eu vou ficar devendo, porque nem rolou!!! Um verdadeiro recorde!!! Vou entrar para o Guinness Book!!! rsrs...


Agora, só pra "complementar", esse post bizarro, segue uma sequência de imagens que são uma gafe por si só, e falam mais do que mil palavras... é ver pra crer, ou melhor, ver pra rir!!! Divirtam-se!!!









Não sei pra quem ou para o que a Silvia estava olhando com essa carinha, mas o fato é que o Ricardo ficou meio cabreiro... olha só esse "olhar fulminante"... hahaha



Agora, preciso falar a real: Foram noites e mais noites sem dormir, muita preocupação, muito stress... Daí, vejam só, deu nisso: um cochilinho em plena festa... e minha sogra foi no embalo!!!









Olha só a Nadja... Por isso ela deu aquele gás na pista de dança!!! Agora tá explicado... ela recuperou as energias nessa dormidinha básica!!!









Mãe e filha não vale!!! Tia Juraci e Aline, vocês são uma fraude!!! As duas dormindo de uma vez??? Assim não dá!!!








O Lucas, discreto como só ele, nem tentou disfarçar... simplesmente "se jogou" nos pufes e fez inveja pra muita gente louca por uma encostadinha...





A essa altura da festa, muito desodorante já estava vencido... afffffffffff

Passada a sessão "cochilos", tivemos uma animação especial na festa: Dindinho Emerson e Dindinha Andréia numa versão "Gugu Liberato e Assistente de Palco"... Viva a Noite!!! Viva! Viva! Viva!!!









Que cara é essa, Ricardo??? Não tem jeito não... é todo mundo doido mesmo!!! hahaha











O Ulisses pelo menos parece já estar mais conformado... essa cara é algo do tipo: "putz, onde eu fui amarrar o meu burro"... hahaha










É... pensando bem, de perto, ninguém é normal... que cara é essa, Everton??? Bizonhoooooooo...










Agora, vejam só esse padrinho... Depois de atacar de "viva a noite", nem deu conta de colocar os óculos do lado certo!!! afffffffff... O surto tomou conta do povo, socorro!!!







Enquanto isso, no país das maravilhas, a super-atleta Silvia comeeeeeeee... come não, na verdade ela está praticamente atracada com esse pobre e indefeso pedaço de bolo!!! Sai de perto que a mulher é um trator!!!







E vai chegando o final da festa... as mulheres descem do salto...










... E perdem completamente a classe... Ô mulherada sem futuro, Deus!!! Bando de pé encardido... eu nem conheço esse povo, viu! Eram todas penetras!!! Eu sou uma pessoa de classe, e mantive o salto até o último minuto!









E, enquanto isso, no país das maravilhas... Seu Tote (o sogrão) se acaba na pista de dança... hahaha... pra quem viu ao vivo, foi hilário!!!










E, pra finalizar, essa é a situação do pobre do moço da filmagem... hahaha... Até preservei a identidade do rapaz pra não constrangê-lo, mas, na boa... foi engraçado ver o moço em cima do banquinho filmando tudo... hahaha... Só podia ser no meu casamento mesmo!!!

Um comentário:

Dani disse...

Adorei o post!!! Muito legal....quero fazer um desse tipo depois do meu ca´sorio...muito bom....hilário!!!
mas, me deu um medo, porque a nave aki na minha igreja é super estreita também, e painho é gordo, e eu com aquele vestido, tô até pensando....mas, vai dar tudo certo, vai sim, se Deus quiser!!!
Vi o link do seu blog, na minha comunidade, casamento-troca de idéias...e adorei espiar!
Felicidades, linda....tudo de bom!