terça-feira, 15 de maio de 2007

Amigas com Dinheiro

O fato de eu ter ficado de cama desde domingo não me permitiu fazer muita coisa, e a semana começou já com pendências não resolvidas. Mas, por outro lado, foi uma ótima desculpa pra eu aproveitar o meu hobby preferido, e ver 2 DVD´s que estavam comigo já há algum tempo, e que eu ainda não tinha me "inspirado" pra ver...
Um deles é este filme de título estranho... "Amigas com Dinheiro" a princípio parece ser mais uma comédia de costumes sobre mulheres fúteis e suas dúvidas existenciais... mas não é só isso...
O primeiro atrativo é o elenco... 4 atrizes de "peso", cada uma à sua maneira... A ganhadora do Oscar Frances McDormand é, na minha opinião, o grande destaque no papel de Jane, uma estilista de sucesso cujas roupas são cobiçadas e caríssimas, mas que vive às voltas com o seu próprio mal-humor, com suas frustrações reprimidas e com o seu casamento mal compreendido até por ela mesma... Já a também ótima Joan Cusack é Franny, uma milionária no estilo "boazinha" que aparentemente tem o marido perfeito, os filhos perfeitos, a vida perfeita... aparentemente... Catherine Keener é Christine, uma roteirista cujo casamento está por um fio, e que acha que uma bela reforma em sua já linda mansão pode resolver seus problemas. Finalmente, Jennifer Aniston é Olivia, a única solteira desta turma de amigas de infância e que, ao contrário das demais, não tem uma vida financeira nada estável... Ela largou o emprego como professora para fazer faxinas como diarista, pois isso lhe rende um salário melhor, mas ainda assim vive às voltas com a falta de grana, da mesma forma que vive às voltas com um velho e impossível amor.
Outro ponto forte do filme é o roteiro enxuto e muito bem elaborado... Trata com uma realidade espantosa questões cotidianas que afligem mulheres de qualquer classe social, e deixa bem claro que o dinheiro não necessariamente pode mudar suas frustrações ou amarguras, porque a vida vai mais além...
Não vou dizer que é um filmaço, que é imperdível, porque não chega a tanto... mas é um filme razoável, interessante, daqueles que acaba provocando alguma auto-reflexão e que valem a locação...

Nenhum comentário: