terça-feira, 8 de maio de 2007

A Lula e a Baleia

Madrugada de segunda para terça feira... Eu, pra variar, perco o sono e troco de quarto com o Lucas, pra poder ver TV até reencontrar a vontade de dormir... Obviamente que não tem absolutamente nada que preste na TV de madrugada, então eu resolvo colocar um DVD que peguei meio desconfiada na BlockBuster pra ver se me estimularia a ficar acordada ou me faria pegar no sono... "A Lula e a Baleia"...
Despertei já nos primeiros minutos do filme... O elenco me cativou de cara... Jeff Daniels, Laura Linney e dois garotos que eu já vi em algum outro filme mas não me lembro qual... Uma família "moderna" para os anos 80, com pais intelectuais que mantém uma comunicação aberta com os filhos, o que poderia parecer ideal pra qualquer um... Mas eis que vem a "reunião familiar bombástica", onde os filhos recebem a notícia de que os pais estão se divorciando, e a proposta desse casal "cool" é a guarda compartilhada dos garotos - um adolescente na fase de descoberta sexual e um garoto (apaixonante) ainda descobrindo as capacidades de seu próprio corpo...
A partir daí, o filme vai mostrando com uma mistura de sutileza e acidez, as consequências dessa situação na vida dos filhos de pais separados, e na vida do próprio casal, que não consegue lidar com a situação da maneira planejada, até porque há uma velada guerra de egos nesse meio - o pai é um famoso escritor que já não consegue mais publicar uma obra há muito tempo, e a mãe é uma aspirante a escritora que começa a ter sucesso e reconhecimento público de sua obra através da publicação de seus escritos.
Não é nenhuma grande obra cinematográfica, é visivelmente um filme de baixo orçamento e é muito "enxuto" (80 minutos), mas é marcante e emocionante... uma comédia dramática recheada de situações engraçadas e comoventes, e despretensiosamente acaba sendo uma ótima pedida!!!

Um comentário:

Jose Luis disse...

Para variar este é um daqueles filmes dos quais ouvi falar muito mas acabei não vendo.
Nem acredito que terei onde ver suas dicas de cinema de novo!!!
Boa sorte com o blog!