quarta-feira, 9 de maio de 2007

O Papa chegou...

E com ele chegou o frio...

E que bom que o frio chegou... uhuuuu... eu AMO o inverno, não via a hora de sentir novamente vontade de me enrolar no edredon, aquele calor insuportável estava acabando com o meu humor dia após dia... Se este friozinho durar pelo menos o mesmo tempo que a visita do Papa, já vai estar ótimo... vou curtir muito a minha cama quentinha até o final de semana, ai que delícia!!! Tomar sopa, chocolate quente, fazer fondue, usar cachecol, tricotar...

Mas o Papa Bento XVI também chegou, aliás, acabou de chegar... sei disso porque neste exato momento há um "pool" de transmissão de todas as emissoras de TV, Rádio e Internet mostrando o desembarque no Papa, de modo que mesmo se porventura alguém não estiver interessado nesta "notícia", não tem outra opção, e se desligar a TV ou o Rádio do carro vai estar envolvido na notícia do mesmo jeito porque a cidade está parada por conta do "esquema de segurança" montado para a circulação do "Santo Padre".

É no mínimo curioso ficar mudando o canal da TV ou a estação do Rádio neste momento, porque em todas as emissoras tem algum jornalista "de peso" narrando o "momento histórico": "...O Papa desce do avião...", "...O Papa caminha agora em direção ao Hangar...", "...O Papa agora cumprimenta o Presidente Lula...", e por aí vai...

Não me sinto muito confortável pra dizer aqui tudo o que penso sobre um fato como este, até porque meus pensamentos ficam sempre muito confusos quando a questão é religiosidade, Igreja, etc... Mas uma coisa eu posso dizer: "O que isso tudo significa em termos práticos?"... Ok, Ok, eu sei que vai ter o evento da canonização do primeiro Santo Brasileiro, tenho o maior respeito por tudo isso, e tal, mas... novamente a pergunta: "O que isso tudo significa em termos práticos?"

Eu me lembro da visita do antecessor, o Papa João Paulo II... Eu era ainda muito jovem, mas lembro que em todo canto escutávamos a musiquinha "... A bênção, João de Deus...", e lembro que também, naquela época, já havia essa cobertura maciça da mídia, cada passo do Papa no país era seguido por uma câmera, como se fosse um "reality show" da vida dele... até o que o Papa tinha comido no café da manhã ou no lanche da tarde virava notícia...

Mas, o que eu mais me lembro de toda essa história é que nunca entendi o que a visita do Papa significou para as pessoas em termos práticos... Estou falando de termos práticos, da vida cotidiana, da evolução dos tempos... de coisas que fazem parte da nossa vida, e às quais à Igreja parece sequer tomar conhecimento... Digo isso porque, nos dias de hoje (e de ontem também), alguém sinceramente acha plausível que defenda-se o "NÃO" uso de métodos anticoncepcionais, o "NÃO" uso de preservativos, etc??? A questão pra mim parece óbvia demais até mesmo pra ser uma questão...

E outra coisa me vem à cabeça agora... quando eu era criança e estudava, lembro que aprendi em uma certa aula de Língua Portuguesa os gêneros das palavras - masculino e feminino, então tinha que estudar aquela imensa relação de gêneros, e uma das palavras era: Papa - feminino "Papisa"... Criança ainda muito jovem e ingênua, pra mim parecia ser natural haver um feminino de Papa, assim como há um feminino de homem, um feminino de cachorro, etc... Mas obviamente que não é natural... salvo imensa ignorância da minha parte, pela qual já adianto minhas desculpas, a verdade é que não existe Papisa, certo??? Ou alguém já ouviu falar em uma mulher no comando da Igreja???

Na Igreja Católica, à figura da mulher está reservado um tipo de "segundo escalão", portanto, jamais haverá uma Papisa, certo??? E por quê??? Nunca ninguém conseguiu me dar uma explicação convincente, mas essa já é uma outrar história, e vou guardar meus protestos feministas para um dia "menos Santo"...

Por enquanto, uma medida prática poderia ser tomada: explicar pras crianças, na fase escolar, que não existe feminino de Papa, seria muito melhor do que fazê-los aprender que é "Papisa", pois esse ensinamento é pura perda de tempo... Mas eu sei porque não fazem isso... Eu tenho um filho de 6 anos, e sei que criança nunca se dá por satisfeita com uma explicação sem pé nem cabeça, criança nunca se dá por satisfeita enquanto não consegue entender a resposta que damos a uma pergunta, de modo que é muito mais fácil explicar que o feminino de Papa é Papisa do que explicar porque não existe de fato uma Papisa...

Mas vamos lá... nossos próximos dias prometem noticiários interessantíssimos... Saberemos tudo sobre a estadia do Papa no Brasil, cada detalhe, cada mínimo detalhe... será que conseguiríamos viver em Paz sem essas informações??? Até porque, enquanto o Papa estiver por aqui, o que importam os outros acontecimentos??? Nada é tão noticiável quanto o "Santo Padre", então se alguém tiver um grande feito a realizar, se alguém descobrir a cura do câncer ou coisa do tipo, sugiro esperar até que o Papa se vá, caso contrário correrá o risco de ser completamente ignorado... a vida parou, apertem o "pause".


Será que o Papa é Pop???




Um comentário:

Anônimo disse...

papisa
pa.pi.sa
sf (papa1+isa) Mulher que, segundo a lenda, teria exercido as funções de papa (a papisa Joana, que ocupara o trono pontifício sob o nome de João VIII). Var: papesa.

Parabens pelo seu blog. Vc sempre escreveu super bem!!!! Juba